Pular para o conteúdo principal

ALQUERQUE

Mais um excelente jogo da família das DAMAS!

Alquerque era jogado no antigo Egito há mais de 3000 anos e foi trazido para a Europa no sec. VIII pelos guerreiros mouros. Este jogo foi a inspiração para as atuais e mundialmente famosas Damas.
Posição inicial e objetivo do jogo
Ambos os jogadores começam com 12 peças, localizadas em casas específicas (ver imagem):

O objetivo deste jogo é capturar todas as peças adversárias ou atingir uma posição em que o adversário não possa fazer uma jogada válida.

Movimento das peças

Os peões podem mover-se apenas uma casa para cima, diagonalmente para frente ou na horizontal, não podem andar para trás. Todos os movimentos têm que ser feitos percorrendo as linhas que unem os círculos. A figura seguinte mostra uma jogada das brancas.

Se um peão atinge o lado oposto do tabuleiro (a última linha) não pode fazer mais nenhuma jogada e deve aí permanecer até ao fim do jogo (a menos que possa saltar ver secções seguintes).
Como capturar as peças do adversário
Se uma peça se encontra junto a uma peça adversária (em direção para a qual se possa mover) e a casa a seguir, depois da peça adversária está livre, então o jogador tem que capturar a peça adversária saltando-lhe por cima e removendo-a do tabuleiro. A peça capturada irá aparecer sob o tabuleiro (ou sobre dependendo da orientação do mesmo) na secção de Peças Capturadas para manter os jogadores informados sobre o estado do jogo.

Se, após o salto, for possível saltar sobre outra peça do adversário o jogador é obrigado a capturar essa peça também. Quer dizer que o jogador pode capturar várias peças numa única jogada. Neste caso (saltos múltiplos), o segundo salto e seguintes podem ser feitos em qualquer direção, mesmo para trás, e mesmo que um dos saltos passe pela última linha.

Outras regras importantes

i) O jogador pode saltar sobre as peças do adversário, não sobre as suas próprias peças.
ii) Os saltos são obrigatórios.
iii) Se o jogador tiver mais de uma possibilidade de capturar peças adversárias ele pode escolher qualquer uma delas.
iv) Uma peça na última linha do jogador (que não pode fazer mais movimentos) pode saltar sobre uma peça adversária horizontalmente.
v) Uma peça não pode voltar ao círculo onde estava na jogada anterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

Trilha, também conhecido como Moinho, é um dos mais famosos dentre aqueles jogos em que se procura um alinhamento entre as peças, como o Gomoku, Jogo da Velha, Gnu, entre outros. Diz-se que o tabuleiro da "Trilha" seria uma representação fenícia de seu império: o tabuleiro quadrado representando o mar, seu universo de conquistas; a casa central do tabuleiro, sendo Tiro, a capital fenícia; e as outras casas sendo as colônias fenícias, como Cádiz (Espanha) e Cartago (norte da África). O objetivo neste jogo é buscar o alinhamento de 3 peças o que lhe dá o direito de capturar qualquer peça do adversário que não esteja em alinhamento. Ganha aquele jogador que tirar tantas peças do seu adversário tal que não haja mais possibilidades de alinhamento. Há, neste jogo 3 fases distintas. A primeira fase é o posicionamento das peças no tabuleiro, a segunda é a movimentação das peças para pontos adjacentes e a terceira fase, é a movimentação livre das peças, ou seja, não necessariamente p