quarta-feira, 27 de agosto de 2008

ASSALTO

Todo mundo conhece o "Resta-Um", quebra cabeças tradicional. O que pouca gente sabe é que o "Resta-Um" foi criado a partir do jogo de "Raposas e Gansos", usando o tabuleiro deste jogo. E o que menos gente sabe ainda, é que o mesmo tabuleiro de "Raposas e Gansos" e "Resta Um" se presta também para o jogo do "Assalto", uma versão mais moderna do "Raposas e Gansos". (http://www.jogos.antigos.nom.br/).
Representante dos Jogos de Caça e Perseguição, este jogo foi criado na Inglaterra, onde é conhecido como "Oficers and Sepoys", numa alusão aos oficiais do exército inglês que lutaram contra os indianos, os sepoys, durante um motim, na época do Império Britânico na Índia. Este jogo é a reprodução de um cerco e o assalto (tomada) de uma fortaleza medieval. Se desenvolve sobre um tabuleiro em forma de cruz. (www.legadolúdico.com.br).

Há dois tipos de peças, com propriedades diferentes. Os cavaleiros são representados por duas peças e os peões por 24 peças.

i) O objetivo de quem joga com os peões é tomar a fortaleza, colocando nela 9 peões, expulsando, portanto, os cavaleiros ou ocupar a fortaleza de modo que os cavaleiros fiquem imobilizados.

ii) O objetivo de quem joga com os cavaleiros é proteger a fortaleza; para tanto, vencem se capturarem um número tal de peões que impossibilite a tomada da fortaleza, ou seja, capturar 16 peões.

Regras

- Os Peões ocupam inicialmente todas as casas do tabuleiro com exceção das nove casas centrais.

- As nove casas centrais representam a fortaleza.

- Os Cavaleiros iniciam o jogo, em qualquer casa dentro da fortaleza.

- As jogadas são alternadas entre os Peões e os Cavaleiros, iniciando com o movimento dos Peões.

- Os Peões movimentam-se na horizontal ou vertical, uma casa por vez.

- Os Cavaleiros movimentam-se na horizontal, vertical ou diagonal, uma casa por vez.

- Os Peões não têm poder de captura.

- Para que os Cavaleiros capturem os Peões é necessário que estejam em casa adjacentes e que a casa após o Peão capturado esteja vaga.

- É permitida a captura em série, numa mesma jogada.

- Em caso de captura em diagonal, o cavaleiro não precisa estar na casa adjacente a do peão que vai ser tomado, nem parar na casa posterior a do peão capturado.

- Durante uma captura em série, o Cavaleiro não pode mudar de direção. Iniciou-se a captura no sentido horizontal, outras peças somente podem ser capturadas neste sentido.

- A captura é obrigatória, e sempre do maior número de peças possível.

Breve publicaremos os jogos "Resta Um" e "Raposas e Gansos". Aguardem!

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

Porta curtas

Porta curtas
Assista abaixo

Porta Curtas - PETROBRAS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

ILUSÃO DE ÓTICA

Loading...

EE ISABEL AMAZONAS

O Go no mundo

Loading...

xadrez

Loading...

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?