Pular para o conteúdo principal

AMAZONAS - JOGO INVENTADO POR UM ARGENTINO

Amazonas
Walter Zamkauskas

Este jogo acontece num tabuleiro quadriculado de forma e tamanho que
se quiser (pode ser um tabuleiro de xadrez ou damas, mas usualmente usa-
-se um tabuleiro 10 × 10). Cada jogador disp˜oe de algumas peças, todas
iguais, as amazonas. Cada movimento consiste em deslocar uma amazona,
que se move como uma rainha do xadrez, e, logo de seguida, em disparar
em direção a qualquer casa do tabuleiro (vazia) atingível a partir da casa
de chegada da peça deslocada; o quadrado atingido fica para sempre in-
disponível para ambos os jogadores. Não se pode sequer saltar sobre ele.
Não há capturas. Como em cada jogada desaparece uma casa do tabuleiro,
o jogo tem de acabar. Perde que se vir privado de movimentos legais.

Como fazer registos
Para registar um jogo de Amazonas utilizamos a notação algébrica. Cada
coluna do tabuleiro ´e referenciada por uma letra, de a até j, a cada linha horizontal corresponde um n´umero, de 1 a 10. Uma jogada fica completa- mente descrita se se indicar, o n´umero da jogada, a casa de partida da pe¸ca deslocada, a casa de chegada, separadas por um "-" ao que se segue a casa destruída, terminando com ";". Supõe-se que as Brancas jogam primeiro. Por exemplo, o diagrama abaixo mostra o tabuleiro depois de um lance de cada um dos jogadores. As duas jogadas foram as seguintes: 1.d1 − d5, g8; g10 − d7, h3;







Referências


[1]
Theodore Tegos, The Game of Amazons,
http://www.cs.ualberta.ca/˜tegos/amazons/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

Trilha, também conhecido como Moinho, é um dos mais famosos dentre aqueles jogos em que se procura um alinhamento entre as peças, como o Gomoku, Jogo da Velha, Gnu, entre outros. Diz-se que o tabuleiro da "Trilha" seria uma representação fenícia de seu império: o tabuleiro quadrado representando o mar, seu universo de conquistas; a casa central do tabuleiro, sendo Tiro, a capital fenícia; e as outras casas sendo as colônias fenícias, como Cádiz (Espanha) e Cartago (norte da África). O objetivo neste jogo é buscar o alinhamento de 3 peças o que lhe dá o direito de capturar qualquer peça do adversário que não esteja em alinhamento. Ganha aquele jogador que tirar tantas peças do seu adversário tal que não haja mais possibilidades de alinhamento. Há, neste jogo 3 fases distintas. A primeira fase é o posicionamento das peças no tabuleiro, a segunda é a movimentação das peças para pontos adjacentes e a terceira fase, é a movimentação livre das peças, ou seja, não necessariamente p