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ESTAROLAS DE PORTUGAL


INTRODUÇÃO: O jogo Estarolas foi idealizado pelo professor Jorge Nuno Silva da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2002.

O JOGO: O Estarolas é um jogo tático que não leva em consideração o fator "sorte". Pertence ao Jogo da família de alinhamento ou "trilha" (igual ao "Jogo da velha") que se desenvolve em um tabuleiro, onde é possível modificar as casas do tabuleiro de acordo com a tática adotada, dando ao jogo uma dinâmica interessante.

MATERIAL:

01 tabuleiro na forma de losango como o da figura abaixo:

24 peças - 09 peças quadradas lisas, 09 peças quadradas marcadas. 03 peças redondas lisas e 03 peças redondas marcadas).
NÚMERO DE JOGADORES: 02 jogadores.

OBJETIVO: Criar, em primeiro lugar, uma linha (horizontal, vertical ou diagonal) com as suas três peças.

INÍCIO DO JOGO: Um jogador fica com as peças lisas e o outro, com as peças marcadas. As peças quadradas (lisas ou marcada) servem para mudar a casa pretendida de lisa para marcadas ou vice-versa. As três peças redondas (lisas ou marcadas), sevem para se movimentar pelo tabuleiro.
O jogo inicia-se com seis peças redondas em jogo, três de cada jogador, colocadas de forma alternada na linha horizontal das casas centrais do tabuleiro.

REGRAS DO JOGO: 

Os jogadores, alternadamente, efetuam uma jogada de cada vez. Em cada jogada, o jogador pode fazer um dos seguintes movimentos:

1º) Mover, em qualquer dos sentidos, uma de suas peças para uma casa vizinha (horizontal, vertical ou diagonal) que esteja vazia e que seja do mesmo tipo (as peças lisas só podem se movimentar em quadrados lisos e as peças marcadas só podem se movimentar em quadrados marcados)


2º) O jogador, na sua vez, pode trocar o tipo de casa, de lisa para marcada ou vice-versa, desde que o quadrado esteja vazio e não tenha sido alterada na jogada anterior pelo adversário. Assim, a casa marcada que só podia ser ocupada por peças marcadas, passou a ser uma casa lisa que agora pode ser ocupada por peças lisas.

RESTRIÇÃO: 

Se duas jogadas consecutivas forem de troca de tipo de casas, então, a jogada seguinte tem que ser de movimento de uma peça.

Obs.: Regras adaptadas de: www.luduscience.com

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