segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

JOGO: CONSTRUÇÃO

CONSTRUÇÃO

Para 02 a 04 jogadores.
MATERIAL: Tabuleiro e peças em madeira e dados. Uma evolução do Ludo, cuja origem remonta à Índia, 200 anos antes de Cristo. Fala de construção, desafio e posicionamento.


O JOGO: O jogo construção é basicamente o ludo aperfeiçoado.

OBJETIVO: Chegar ao topo da torre com todas as suas peças.

MOVIMENTOS: Os movimentos são feitos de acordo com o número tirado no lançamento dos dados.

O jogo pode ser considerado como o jogo ludo, só que de uma forma aperfeiçoada, que consiste em:
(i) A base é composta basicamente de uma placa e uma torre, com 4 partes cada de cores diferentes, OS AZUIS, OS VERMELHOS, OS VERDES e OS AMARELOS (para um total de 12 partes) 1 ou 2.

(ii) NÚMERO DE JOGADORES: 2, 3 ou 4.

(iii) Governa as seguintes regras não supondo nenhuma variação do jogo (assim que cada jogador tiver 1 cor, é usado somente um dado). Cada jogador coloca suas partes “na base”. Cada jogador rola os dados e o jogador com a contagem mais elevada começa a partida (ou você pode apenas escolher alguém para começar, se preferir). Os jogadores jogam no sentido horário.

(iv) AS REGRAS: Cada jogador, na sua vez, deve obter um 6 para começar a movimentar uma parte ‘fora da base’. Após sair da prisão, siga subindo a torre até que você faça seu trajeto. Cada vez que os dados são rolados, move-se qualquer de suas partes para ‘fora da prisão’, que o número na face do dado indicou. Se você parar em um espaço que contém a peça de um outro jogador, à peça do outro jogador vai para trás da prisão. Os dados são rolados cada vez, o número exato dos espaços deve ser movido. Assim, por exemplo, se você estiver em seu trajeto para o repouso, você não pode usar um número mais elevado para chegar ao topo. Assim, se você necessitar de 3 espaços para chegar ao topo, você deve obter um 3 ou 2 ou 1; rolando um 4, 5 ou 6 não permitem que você mova esta parte para o topo, mas naturalmente, você pode mover uma de suas outras partes que estiver fora da prisão. O primeiro jogador que chegar ao topo com todas as suas peças, GANHA. O jogo pode terminar. Mas de acaso continuar, o ranck continua sendo ocupado de acordo com quem ir chegando.

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

ILUSÃO DE ÓTICA

Loading...

EE ISABEL AMAZONAS

O Go no mundo

Loading...

xadrez

Loading...

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?