quinta-feira, 29 de maio de 2008

QUEBRA-CABEÇA AFRICANO

ANEL AFRICANO

Número de participantes: 01

Os canelas, da aldeia Escalvado, no Maranhão, testam a paciência com um desafio que o mundo conhece por "anel africano". A idéia é simples, e a solução é um racha-cuca. A versão indígena do quebra-cabeça é uma corda de buriti presa a uma vareta e a dois anéis de madeira que têm que ficar juntos (como mostra a figura abaixo).

É um quebra-cabeça originário das tribos africanas, difundido pela população do litoral do golfo da Guiné, na África Ocidental. Esse jogo de diversão tem como características básicas, regras e propostas simples, porém com solução relativamente complicada, exigindo por isso, apurado raciocínio estratégico do jogador.
Indicado para crianças a partir de 7 anos até terceira idade. Desenvolve o raciocínio espacial, a coordenação motora, a capacidade de observação, a reflexão, além de ser uma terapia e antiestresse.
REGRAS DO ANEL AFRICANO
OBJETIVO DO JOGO: Transferir o anel de uma laçada para outra do cordão, passando-o pelo nó central. Médio grau de complexidade..
SOLUÇÃO:
1 – Posição inicial

2 – A partir da posição inicial, afrouxe o nó indicado pela letra B e, em seguida, desloque o anel para a posição indicada, introduzindo-o no nó do lado esquerdo.
3 – Puxe para baixo as duas pontas visíveis do cordão que entram no orifício central do suporte, como mostra a figura 2. Fazendo isso, obtém-se a situação ilustrada na figura 3.
4 – Afrouxando o nó situado junto ao orifício central (Fig. 3) pode-se passar o anel de um lado para outro, como é mostrado na figura 4. Nesse momento já se encontra resolvido um dos principais problemas apresentados por esse puzzle.
5 – A partir da posição da figura 4, puxe o cordão para baixo, segurando pelo anel, a fim de chegar à posição indicada na figura 5, com o anel já chegando à sua posição final.
6 – A partir da posição indicada na figura 5, o anel é facilmente passado para a posição C, no lado direito do cordão, conforme indicado na figura 6. Está resolvido o problema.

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

EE ISABEL AMAZONAS

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?