Pular para o conteúdo principal

JOGO: CONSTRUÇÃO

CONSTRUÇÃO

Para 02 a 04 jogadores.
MATERIAL: Tabuleiro e peças em madeira e dados. Uma evolução do Ludo, cuja origem remonta à Índia, 200 anos antes de Cristo. Fala de construção, desafio e posicionamento.


O JOGO: O jogo construção é basicamente o ludo aperfeiçoado.

OBJETIVO: Chegar ao topo da torre com todas as suas peças.

MOVIMENTOS: Os movimentos são feitos de acordo com o número tirado no lançamento dos dados.

O jogo pode ser considerado como o jogo ludo, só que de uma forma aperfeiçoada, que consiste em:
(i) A base é composta basicamente de uma placa e uma torre, com 4 partes cada de cores diferentes, OS AZUIS, OS VERMELHOS, OS VERDES e OS AMARELOS (para um total de 12 partes) 1 ou 2.

(ii) NÚMERO DE JOGADORES: 2, 3 ou 4.

(iii) Governa as seguintes regras não supondo nenhuma variação do jogo (assim que cada jogador tiver 1 cor, é usado somente um dado). Cada jogador coloca suas partes “na base”. Cada jogador rola os dados e o jogador com a contagem mais elevada começa a partida (ou você pode apenas escolher alguém para começar, se preferir). Os jogadores jogam no sentido horário.

(iv) AS REGRAS: Cada jogador, na sua vez, deve obter um 6 para começar a movimentar uma parte ‘fora da base’. Após sair da prisão, siga subindo a torre até que você faça seu trajeto. Cada vez que os dados são rolados, move-se qualquer de suas partes para ‘fora da prisão’, que o número na face do dado indicou. Se você parar em um espaço que contém a peça de um outro jogador, à peça do outro jogador vai para trás da prisão. Os dados são rolados cada vez, o número exato dos espaços deve ser movido. Assim, por exemplo, se você estiver em seu trajeto para o repouso, você não pode usar um número mais elevado para chegar ao topo. Assim, se você necessitar de 3 espaços para chegar ao topo, você deve obter um 3 ou 2 ou 1; rolando um 4, 5 ou 6 não permitem que você mova esta parte para o topo, mas naturalmente, você pode mover uma de suas outras partes que estiver fora da prisão. O primeiro jogador que chegar ao topo com todas as suas peças, GANHA. O jogo pode terminar. Mas de acaso continuar, o ranck continua sendo ocupado de acordo com quem ir chegando.

Postagens mais visitadas deste blog

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu
Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too

OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

MATERIAL:

- O tabuleiro do jogo
- 03 peças pretas
- 03 peças claras

REGRAS DO JOGO:

- Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
- Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado;
- Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
- Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
- Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos.


Bibliografia consultada:

Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

Trilha, também conhecido como Moinho, é um dos mais famosos dentre aqueles jogos em que se procura um alinhamento entre as peças, como o Gomoku, Jogo da Velha, Gnu, entre outros.

Diz-se que o tabuleiro da "Trilha" seria uma representação fenícia de seu império: o tabuleiro quadrado representando o mar, seu universo de conquistas; a casa central do tabuleiro, sendo Tiro, a capital fenícia; e as outras casas sendo as colônias fenícias, como Cádiz (Espanha) e Cartago (norte da África).

O objetivo neste jogo é buscar o alinhamento de 3 peças o que lhe dá o direito de capturar qualquer peça do adversário que não esteja em alinhamento. Ganha aquele jogador que tirar tantas peças do seu adversário tal que não haja mais possibilidades de alinhamento. Há, neste jogo 3 fases distintas. A primeira fase é o posicionamento das peças no tabuleiro, a segunda é a movimentação das peças para pontos adjacentes e a terceira fase, é a movimentação livre das peças, ou seja, não necessariamente pa…

QUEBRA-CABEÇAS DE METAL (PUZZLES EM METAL)

Extraido de www.matematica.no.sapo.pt estes puzzles, como são chamados os quebra-cabeças, fascinam pela quase impossibilidade de solução. Apresento o texto que extrair, na íntegra e sem a devida permissão de seus autores, do site mensionado e espero que se divirtam com tantas variedades de puzzles.


"Apresentação dos puzzles em metal "

Quem alguma vez teve que deslocar uma mesa de uma casa para outra ou ao longo de um corredor, sabe que o espaço tridimensional reserva algumas surpresas que quotidianamente passam despercebidas. Estas surpresas são bem conhecidas dos "viciados" na resolução/construção de puzzles de metal. Estes antigos ( e sempre atuais ) jogos artesanais consistem numa estrutura composta por duas ou mais peças de metal (fig. 1). Deste conjunto de peças entrelaçadas, o jogador deve separar uma delas - a peça problema - do resto do conjunto - a estrutura suporte - sem fazer deformações ou cortes.
A primeira impressão que temos quando confrontados com um pu…