Pular para o conteúdo principal

JOGO: CONSTRUÇÃO

CONSTRUÇÃO

Para 02 a 04 jogadores.
MATERIAL: Tabuleiro e peças em madeira e dados. Uma evolução do Ludo, cuja origem remonta à Índia, 200 anos antes de Cristo. Fala de construção, desafio e posicionamento.


O JOGO: O jogo construção é basicamente o ludo aperfeiçoado.

OBJETIVO: Chegar ao topo da torre com todas as suas peças.

MOVIMENTOS: Os movimentos são feitos de acordo com o número tirado no lançamento dos dados.

O jogo pode ser considerado como o jogo ludo, só que de uma forma aperfeiçoada, que consiste em:
(i) A base é composta basicamente de uma placa e uma torre, com 4 partes cada de cores diferentes, OS AZUIS, OS VERMELHOS, OS VERDES e OS AMARELOS (para um total de 12 partes) 1 ou 2.

(ii) NÚMERO DE JOGADORES: 2, 3 ou 4.

(iii) Governa as seguintes regras não supondo nenhuma variação do jogo (assim que cada jogador tiver 1 cor, é usado somente um dado). Cada jogador coloca suas partes “na base”. Cada jogador rola os dados e o jogador com a contagem mais elevada começa a partida (ou você pode apenas escolher alguém para começar, se preferir). Os jogadores jogam no sentido horário.

(iv) AS REGRAS: Cada jogador, na sua vez, deve obter um 6 para começar a movimentar uma parte ‘fora da base’. Após sair da prisão, siga subindo a torre até que você faça seu trajeto. Cada vez que os dados são rolados, move-se qualquer de suas partes para ‘fora da prisão’, que o número na face do dado indicou. Se você parar em um espaço que contém a peça de um outro jogador, à peça do outro jogador vai para trás da prisão. Os dados são rolados cada vez, o número exato dos espaços deve ser movido. Assim, por exemplo, se você estiver em seu trajeto para o repouso, você não pode usar um número mais elevado para chegar ao topo. Assim, se você necessitar de 3 espaços para chegar ao topo, você deve obter um 3 ou 2 ou 1; rolando um 4, 5 ou 6 não permitem que você mova esta parte para o topo, mas naturalmente, você pode mover uma de suas outras partes que estiver fora da prisão. O primeiro jogador que chegar ao topo com todas as suas peças, GANHA. O jogo pode terminar. Mas de acaso continuar, o ranck continua sendo ocupado de acordo com quem ir chegando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e ...

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

QUEBRA-CABEÇA AFRICANO

ANEL AFRICANO Número de participantes: 01 Os canelas, da aldeia Escalvado, no Maranhão, testam a paciência com um desafio que o mundo conhece por "anel africano". A idéia é simples, e a solução é um racha-cuca. A versão indígena do quebra-cabeça é uma corda de buriti presa a uma vareta e a dois anéis de madeira que têm que ficar juntos (como mostra a figura abaixo). É um quebra-cabeça originário das tribos africanas, difundido pela população do litoral do golfo da Guiné, na África Ocidental. Esse jogo de diversão tem como características básicas, regras e propostas simples, porém com solução relativamente complicada, exigindo por isso, apurado raciocínio estratégico do jogador. Indicado para crianças a partir de 7 anos até terceira idade. Desenvolve o raciocínio espacial, a coordenação motora, a capacidade de observação, a reflexão, além de ser uma terapia e antiestresse. REGRAS DO ANEL AFRICANO OBJETIVO DO JOGO: Transferir o anel de uma laçada para outra do cordão, passando-...