quinta-feira, 29 de maio de 2008

JOGO: CONSTRUÇÃO


CONSTRUÇÃO



Para 02 a 04 jogadores.


MATERIAL: Tabuleiro e peças em madeira e dados. Uma evolução do Ludo, cuja origem remonta à Índia, 200 anos antes de Cristo. Fala de construção, desafio e posicionamento.


O JOGO: O jogo construção é basicamente o ludo aperfeiçoado.

OBJETIVO: Chegar ao topo da torre com todas as suas peças.

MOVIMENTOS: Os movimentos são feitos de acordo com o número tirado no lançamento dos dados.

O jogo pode ser considerado como o jogo ludo, só que de uma forma aperfeiçoada, que consiste em:
(i) A base é composta basicamente de uma placa e uma torre, com 4 partes cada de cores diferentes, OS AZUIS, OS VERMELHOS, OS VERDES e OS AMARELOS (para um total de 12 partes) 1 ou 2.

(ii) NÚMERO DE JOGADORES: 2, 3 ou 4.

(iii) Governa as seguintes regras não supondo nenhuma variação do jogo (assim que cada jogador tiver 1 cor, é usado somente um dado). Cada jogador coloca suas partes “na base”. Cada jogador rola os dados e o jogador com a contagem mais elevada começa a partida (ou você pode apenas escolher alguém para começar, se preferir). Os jogadores jogam no sentido horário.

(iv) AS REGRAS: Cada jogador, na sua vez, deve obter um 6 para começar a movimentar uma parte ‘fora da base’. Após sair da prisão, siga subindo a torre até que você faça seu trajeto. Cada vez que os dados são rolados, move-se qualquer de suas partes para ‘fora da prisão’, que o número na face do dado indicou. Se você parar em um espaço que contém a peça de um outro jogador, à peça do outro jogador vai para trás da prisão. Os dados são rolados cada vez, o número exato dos espaços deve ser movido. Assim, por exemplo, se você estiver em seu trajeto para o repouso, você não pode usar um número mais elevado para chegar ao topo. Assim, se você necessitar de 3 espaços para chegar ao topo, você deve obter um 3 ou 2 ou 1; rolando um 4, 5 ou 6 não permitem que você mova esta parte para o topo, mas naturalmente, você pode mover uma de suas outras partes que estiver fora da prisão. O primeiro jogador que chegar ao topo com todas as suas peças, GANHA. O jogo pode terminar. Mas de acaso continuar, o ranck continua sendo ocupado de acordo com quem ir chegando.

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

EE ISABEL AMAZONAS

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?