Um Jogo de habilidade
Carron ou Karume (Karuma) é um jogo de peteleco da mesma família que o crokinole, com um diferencial, nos quatro cantos existe um buraco igual da mesa de sinuca ou bilhar, cujo objetivo é levar todas as suas peças para um dos buracos.
Nome: Karuma
Origem: Ásia
Gênero (s): Jogo de peças
Família (s): Da família dos jogos de Peteleco
Mecanismo (s): Habilidade
Jogadores: 2 a 4
Idade: 7 a 110 anos
Duração: 90 min.
Descrição:
Descrição:
As origens do Carrom são obscuras e ninguém sabe. A legenda alega que foi inventada há muito tempo por um marajá, enquanto alguns dizem que foi importado pelos colonos Ingleses. No entanto, o Carrom (ou Karuma) tornou-se no último século um dos jogos mais populares no sul da Índia. É parte da cultura e da vida quotidiana da Índia. É praticada em todos os lugares em casa com a família, com os colegas de trabalho (durante os intervalos), amigos e vizinhos na rua no chão... Foi na década de 60 que Carrom apareceu pela primeira vez na Europa (Alemanha,
Suíça, Inglaterra, Holanda, Itália e França) e Estados Unidos.
EQUIPAMENTO:
O equipamento consiste principalmente de um tabuleiro em madeira polida em forma de um quadrado, cercado por uma lâmina de madeira grossa. A distância entre duas bordas opostas é de aproximadamente 74 cm. Cada canto da bandeja possui um orifício circular, que é fixado em uma bolsa de rede. Diversos motivos adornam a superfície do tabuleiro: uma rosa no centro rodeada por duas vezes ao redor do ponto vermelho central e dez centímetros de cada lado por uma linha dupla completada por um círculo vermelho em cada extremidade, ao longo da faixa,
a linha de tiroteio.
MATERIAL:
Para jogar, usam-se 19 peças de madeira (9 brancas, 9 pretas , 1 vermelha) polida como peões de um jogo e um grevista Rascunhos, disparam o puck, compósitos (originalmente em marfim). Para melhorar o deslize, aspersão na prateleira de um pó fino, branco Force (sal de ácido bórico, em princípio, ou seu equivalente sintético).
Objetivo:
fogo na frente dele (ao centro do tabuleiro) e impelindo um peteleco com um único dedo mantendo o braço imóvel) contra os peões a arrastá-los em uma das esquinas do bordo. Se o disparo for bem sucedido, o jogador tem o direito de jogar novamente. Se isso falhar, o jogador passa vez ao jogador seguinte.
VENCEDOR:
Depois que uma cor não está mais na prateleira "bordo" e deixa de reconhecer o inimigo não retornou peões; o vencedor marca quando o número de pontos (0 a 9), e faz o perdedor nada! Queen relatórios 3 pontos adicionais para aqueles que tinham regressado, mas somente se ele ganha a bordo. Deve ter sido devolvidos e confirmados antes de entrar a sua última peça (cf. regra completa). Uma parte integral é jogado por 25 pontos ou mais pontos consecutivos após 8 pranchas.
É difícil?
Não, pelo contrário, é muito simples. Este jogo é muito divertido e bem adaptado a uma prática diletante e familiar. Ela também pode ser realizado em clubes e ao mais alto nível, torna-se muito técnicos e táticos. Tal como acontece com bilhar, muito divertido de jogar, independentemente do nível.
eu adoro esse jogo e muito legal eu uso e recomendo
ResponderExcluirtenho uma mesa dessa, pois jogo
ResponderExcluirdesde jovem,e olha que tenho 55 anos.
jogue on line, procure discpool no google, muito bom!
Gente onde eu compro esse jogo??? Nao acho!!
ResponderExcluir