Doublets
Lewis Carrol, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodson, (Cheshire, 27 de janeiro de 1832 — Guildford, 14 de Janeiro de 1898) foi um escritor e um matemático britânico. Lecionava matemática no Christ College, em Oxford). Foi uma pessoa irrequieta, dessas que se interessam por muitos assuntos. Poeta, matemático, escritor de estórias infantis, é lembrado principalmente por ter criado “Alice no país das maravilhas”. Entre outras invenções suas, consta este interessante jogo de palavras.
Regras
Um dos jogadores pensa uma palavra com um determinado número de letras (previamente escolhido, em geral de 3 a 5 letras). O outro jogador faz o mesmo e ambos revelam suas escolhas simultaneamente. O objetivo do jogo é ligar essas duas palavras por uma sucessão de outros vocábulos, sempre com a mesma quantidade de letras, de forma que uma se transforme na outra gradativamente. De uma palavra para a seguinte deve-se alterar apenas uma letra e todas devem ser palavras vernaculares, correntemente empregadas. Se houver dúvidas quanto à sua existência, valerá se ela constar no dicionário.
Não valem nomes próprios, palavras estrangeiras, siglas e abreviaturas. Quem resolver o desafio com o menor número de palavras intermediárias ganhará o jogo. Se houver empate, ganhará aquele que apresentar primeiro uma solução.
Veja abaixo alguns exemplos de doublets resolvidos. As palavras em destaque são as que começaram o jogo.
L U A
Lewis Carrol, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodson, (Cheshire, 27 de janeiro de 1832 — Guildford, 14 de Janeiro de 1898) foi um escritor e um matemático britânico. Lecionava matemática no Christ College, em Oxford). Foi uma pessoa irrequieta, dessas que se interessam por muitos assuntos. Poeta, matemático, escritor de estórias infantis, é lembrado principalmente por ter criado “Alice no país das maravilhas”. Entre outras invenções suas, consta este interessante jogo de palavras.
Regras
Um dos jogadores pensa uma palavra com um determinado número de letras (previamente escolhido, em geral de 3 a 5 letras). O outro jogador faz o mesmo e ambos revelam suas escolhas simultaneamente. O objetivo do jogo é ligar essas duas palavras por uma sucessão de outros vocábulos, sempre com a mesma quantidade de letras, de forma que uma se transforme na outra gradativamente. De uma palavra para a seguinte deve-se alterar apenas uma letra e todas devem ser palavras vernaculares, correntemente empregadas. Se houver dúvidas quanto à sua existência, valerá se ela constar no dicionário.
Não valem nomes próprios, palavras estrangeiras, siglas e abreviaturas. Quem resolver o desafio com o menor número de palavras intermediárias ganhará o jogo. Se houver empate, ganhará aquele que apresentar primeiro uma solução.
Veja abaixo alguns exemplos de doublets resolvidos. As palavras em destaque são as que começaram o jogo.
L U A
R U A
R I A
R I O
P O N T E
P O N T O
P O R T O
P E R T O
C E R T O
C E R C O
VALE
VALA
VELA
PELA
PENA
PENA
VALE
VELE
PELE
PENE
PENA
TESTE
TENTE
LENTE
LENTA
LENDA
LINDA
LIGO
FIGO
FICO
FICA
FACA
TENTE
LENTE
LENTA
LENDA
LINDA
LIGO
FIGO
FICO
FICA
FACA
Olá Ulisses,
ResponderExcluirgostei muito do seu blog! apesar de não ser muito fã de matemática, sou uma grande fã e 'conhecimento' e aqui eu já vi coisas interessantíssimas. Linkei o seu blog ao meu, espero q não se importe. Abraços!