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JOGOS DE LINGUAGEM

Doublets

Lewis Carrol, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodson, (Cheshire, 27 de janeiro de 1832Guildford, 14 de Janeiro de 1898) foi um escritor e um matemático britânico. Lecionava matemática no Christ College, em Oxford). Foi uma pessoa irrequieta, dessas que se interessam por muitos assuntos. Poeta, matemático, escritor de estórias infantis, é lembrado principalmente por ter criado “Alice no país das maravilhas”. Entre outras invenções suas, consta este interessante jogo de palavras.

Regras

Um dos jogadores pensa uma palavra com um determinado número de letras (previamente escolhido, em geral de 3 a 5 letras). O outro jogador faz o mesmo e ambos revelam suas escolhas simultaneamente. O objetivo do jogo é ligar essas duas palavras por uma sucessão de outros vocábulos, sempre com a mesma quantidade de letras, de forma que uma se transforme na outra gradativamente. De uma palavra para a seguinte deve-se alterar apenas uma letra e todas devem ser palavras vernaculares, correntemente empregadas. Se houver dúvidas quanto à sua existência, valerá se ela constar no dicionário.
Não valem nomes próprios, palavras estrangeiras, siglas e abreviaturas. Quem resolver o desafio com o menor número de palavras intermediárias ganhará o jogo. Se houver empate, ganhará aquele que apresentar primeiro uma solução.
Veja abaixo alguns exemplos de doublets resolvidos. As palavras em destaque são as que começaram o jogo.

L U A
R U A
R I A
R I O
P O N T E
P O N T O
P O R T O
P E R T O
C E R T O
C E R C O

VALE
VALA
VELA
PELA
PENA
VALE
VELE
PELE
PENE
PENA
TESTE
TENTE
LENTE
LENTA
LENDA
LINDA

LIGO
FIGO
FICO
FICA
FACA

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Tsoro Yematatu
Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too

OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

MATERIAL:

- O tabuleiro do jogo
- 03 peças pretas
- 03 peças claras

REGRAS DO JOGO:

- Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
- Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado;
- Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
- Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
- Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos.


Bibliografia consultada:

Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

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