O jogo favorito dos imperadores romanos é o precursor imediato do gamão. As regras básicas são simples, mas oferecem enormes possibilidades estratégicas.

Comp/larg/altura: Tamanho: 37x21x02 cm.
Número de jogadores:
Material: 1 tabuleiro, 2 dados, 20 peças, sendo 10 de uma mesma cor para cada jogador.
Objetivo: Retirar todas as 10 peças do tabuleiro
após percorrer as 24 casa e impedir o adversário de fazê-lo.
Preparação: Coloca-se o tabuleiro entre os dois jogado
res e decidem-se quem jogará com peças escuras e claras. As peças iniciam a partida de fora do tabuleiro, devendo ser colocadas à frente do jogador que as utilizará. Cada jogador lança 1 dado e quem tirar o maior número começa a partida. A partir daí, os jogadores se alternam no lançamento dos 2 dados.
Movimentação:
1ª) Os dados apontam II e IV. Você pode colocar uma peça na casa II e outra na IV.

III – Como interpretar os números tirados nos dados: Cada um dos dados deve ser tratado separadamente tanto para entrar quanto para mover as peças.

3º) Exemplo de movimento: Os dados apontam II e V. Você pode mover com uma peça por 5 casas e depois mover com a mesma peça por mais 2 casas.
RESULTADO:

Ou pode mover coma uma peça por 2 casas e depois mais 5. (Esse movimento pode parecer semelhante ao 1º, mas adiante você verá que essa diferença é importante).
RESULTADO:

Ou pode mover com a peça por 2 casas e com outra peça por 5.
MOVIMENTO:

RESULTADO:
Nenhum desses movimentos poderá acontecer se a casa intermediária ou final estiver ocupada por mais de uma peça do adversário.
IV – Captura de peças: Ao entrar ou se mover para uma casa ocupada por apenas 1 peça do adversário, o jogador captura essa peça e deve colocá-la no centro do tabuleiro. Quando o jogador move uma única peça numa rodada, ele captura peças do adversário tanto ao completar o número de casas apontado pelo 1º dado quanto no 2º. As peças capturadas precisam, necessariamente, retornar ao jogo antes do jogador poder entrar ou mover qualquer outra de suas peças. Para o retorno das peças valem as mesmas regras descritas no item I. É possível que a posição das peças adversárias limite as chances de movimentação do jogador ou, até mesmo, impeça totalmente seu movimento. (Ex.: a casa em que finaliza o movimento de uma peça está ocupada por mais de uma peça do adversário). Mas o jogador sempre pode ultrapassar uma casa ocupada por uma ou mais peças do adversário. Se o jogador puder mover uma peça, tem que fazê-lo mesmo que o resultado não seja de seu interesse. E quando não puder realizar nenhum movimento, passa a vez ao adversário.V – Duplo dos dados: Quando um jogador tirar o mesmo número nos 2 dados ele pode utilizar esse número por 4 vezes, como se estivesse jogando com 4 dados, tanto para entrar quanto para mover peças, mas nunca pode utilizar uma parcela desse número. Ex.: o jogador tira III e III nos dados e pode mover:
b) Uma peça 3 e 3 casas e outra peças 3 e 3 casas;
c) Uma peça 3 e 3 casas e outras 2 peças 3 casas cada uma;
d) Quatro peças 3 casas cada uma.
Caso um movimento seja impedido por terminar uma casa com mais de uma peça adversária, o jogador perde a vez. O mesmo vale na entrada de peças.
a) Livre de qualquer outra peça ou;
c) Ocupada por apenas uma peça do adversário (que será capturada).
Ou seja, o jogador nunca pode parar numa casa ocupada por mais de uma peça do adversário, mas sempre pode ultrapassá-las. Isto vale tanto para o movimento realizado com o resultado do 1º dado quanto do 2º.
VENCEDOR: O jogador que retirar primeiro suas 10 peças do tabuleiro.
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