quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Origem: índios Zuni do Novo México

MOSONA OU AWITHLAKNANNAI
Á origem deste jogo relaciona-se com Índios Zuni do Norte da América na zona que hoje ocupa o estado do Novo México. Era esta uma cultura que cria nos deuses que viviam nas águas e o jogo faz referencia as pedras utilizadas para matar as “serpes” provavelmente com significado religioso. O jogo era desenvolvido por crianças e adultos em tabuleiro de diferentes tamanhos.

Elementos do jogo:

Um tabuleiro e vinte e quatro peças de duas cores (neste caso, brancas e negras). O tabuleiro está formado por oito rombos partidos pela metade, formando vinte e cinco pontos. Ao inicio da partida, os pontos ou intersecção estão ocupados por vinte e quatro fichas, doze brancas e doze negras, com exceção do ponto central que permanece vazio.
Número de jogadores: Dois jogadores com doze fichas cada um.

Objetivo do jogo:

Apoderar-se das fichas do adversário mediante movimentos sucessivos e por quenda, sendo o ganhador o jogador que consegue apoderar-se de todas ou a maioria das fichas do oponente.

Regras de jogo:

Os jogadores desprezam as fichas por quendas até o ponto adjacente vazio do tabuleiro podendo fazê-lo de dois jeitos:
• Ao longo de uma linha reta.
• Saltando por cima de uma ficha do adversário que tenha um espaço adjacente vazio. Neste caso a ficha do adversário é capturada. Um jogador pode continuar saltando até que não haja mais fichas que possam ser capturadas. Quando um jogador não tem um espaço livre para mover perde a sua vez.

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

ILUSÃO DE ÓTICA

Loading...

EE ISABEL AMAZONAS

O Go no mundo

Loading...

xadrez

Loading...

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?