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PULUC

Jogo de tabuleiro que tem a sua origem na cultura Maia e que ficou popular em todo a América Latina.
Elementos do jogo: tabuleiro, peças, etc.
O material necessário para o desenvolvimento do jogo é o seguinte: Um tabuleiro de forma retangular tal como se vê na figura. Cinco fichas brancas e cinco negras. Um volante ou “dado” numerado de um a cinco.
Número de jogadores: 2.

Objetivo do jogo:

O objetivo do jogo é capturar o maior número de peça (fichas) do seu oponente.

Regras de jogo:

O jogo começa com lançamento do volante por parte de cada jogador, e o que tirar o número mais alto começa a partida. Os jogadores situam-se um de frente ao outro, vão introduzindo fichas e movendo-as sobre o tabuleiro de acordo com número de cada tirada, não podendo situar-se sobre uma casa ocupada por uma das fichas sua. Se sua ficha atravessa um espaço ocupado por uma ficha adversária atrapalhará e vai arrastar em todos os seus movimentos. Se sua ficha encontra com outra também sua que está atrapalhada por uma ficha inimiga pode-se capturar todo o bloqueio e arrastá-lo. Se alcançar o limite do tabuleiro arrastando uma ficha adversária, está é eliminada do jogo e sua ficha volta ao inicio. O jogo termina quando todas as fichas do oponente forem eliminadas.

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Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu
Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too

OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

MATERIAL:

- O tabuleiro do jogo
- 03 peças pretas
- 03 peças claras

REGRAS DO JOGO:

- Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
- Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado;
- Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
- Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
- Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos.


Bibliografia consultada:

Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

Trilha, também conhecido como Moinho, é um dos mais famosos dentre aqueles jogos em que se procura um alinhamento entre as peças, como o Gomoku, Jogo da Velha, Gnu, entre outros.

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O objetivo neste jogo é buscar o alinhamento de 3 peças o que lhe dá o direito de capturar qualquer peça do adversário que não esteja em alinhamento. Ganha aquele jogador que tirar tantas peças do seu adversário tal que não haja mais possibilidades de alinhamento. Há, neste jogo 3 fases distintas. A primeira fase é o posicionamento das peças no tabuleiro, a segunda é a movimentação das peças para pontos adjacentes e a terceira fase, é a movimentação livre das peças, ou seja, não necessariamente pa…

QUEBRA-CABEÇAS DE METAL (PUZZLES EM METAL)

Extraido de www.matematica.no.sapo.pt estes puzzles, como são chamados os quebra-cabeças, fascinam pela quase impossibilidade de solução. Apresento o texto que extrair, na íntegra e sem a devida permissão de seus autores, do site mensionado e espero que se divirtam com tantas variedades de puzzles.


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