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Origem: índios Zuni do Novo México

MOSONA OU AWITHLAKNANNAI
Á origem deste jogo relaciona-se com Índios Zuni do Norte da América na zona que hoje ocupa o estado do Novo México. Era esta uma cultura que cria nos deuses que viviam nas águas e o jogo faz referencia as pedras utilizadas para matar as “serpes” provavelmente com significado religioso. O jogo era desenvolvido por crianças e adultos em tabuleiro de diferentes tamanhos.

Elementos do jogo:

Um tabuleiro e vinte e quatro peças de duas cores (neste caso, brancas e negras). O tabuleiro está formado por oito rombos partidos pela metade, formando vinte e cinco pontos. Ao inicio da partida, os pontos ou intersecção estão ocupados por vinte e quatro fichas, doze brancas e doze negras, com exceção do ponto central que permanece vazio.
Número de jogadores: Dois jogadores com doze fichas cada um.

Objetivo do jogo:

Apoderar-se das fichas do adversário mediante movimentos sucessivos e por quenda, sendo o ganhador o jogador que consegue apoderar-se de todas ou a maioria das fichas do oponente.

Regras de jogo:

Os jogadores desprezam as fichas por quendas até o ponto adjacente vazio do tabuleiro podendo fazê-lo de dois jeitos:
• Ao longo de uma linha reta.
• Saltando por cima de uma ficha do adversário que tenha um espaço adjacente vazio. Neste caso a ficha do adversário é capturada. Um jogador pode continuar saltando até que não haja mais fichas que possam ser capturadas. Quando um jogador não tem um espaço livre para mover perde a sua vez.

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Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu
Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too

OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

MATERIAL:

- O tabuleiro do jogo
- 03 peças pretas
- 03 peças claras

REGRAS DO JOGO:

- Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
- Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado;
- Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
- Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
- Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos.


Bibliografia consultada:

Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

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