Jogo originário da cidade de Cantão (China), mas também se estendeu a Coréia sob o nome de Ou-Moul-ko-no. O tabuleiro é muito simples. Joga-se com quatro peões, dois brancos e dois negros. Pode-se utilizar pequenas pedras como peões. Pierre Berloquin (100 jogos de mesa, 1976) cita este jogo como Ferradura, em conjunto com o tradicional jogo europeu Madelinette, que tem um tabuleiro muito semelhantes e regras idênticas.
Como jogar
O jogo consiste em:
- Um tabuleiro formado por cinco interseções irregulares;
- 4 peças (2 brancas e 2 pretas).
Para jogar em dois.
A posição inicial é reproduzida na figura 1, com apenas uma passagem livre (ao centro).
Iniciam-se o jogo, escolhidos por sorteio.
Cada jogador tem uma jogada por vez.
A jogada consiste em mover uma única peça, de acordo com as linhas do tabuleiro e apenas uma passagem. A intersecção de chegada deve ser livre. Cada cruzamento pode ser ocupado por não mais do que um peão. Neste jogo não há capturas.
O objetivo é mobilizar o movimento do adversário. O primeiro jogador que não conseguir fazer uma jogada legal é declarado perdedor.
Variações
O jogo consiste em:
- Um tabuleiro formado por cinco interseções irregulares;
- 4 peças (2 brancas e 2 pretas).
Para jogar em dois.
A posição inicial é reproduzida na figura 1, com apenas uma passagem livre (ao centro).
Iniciam-se o jogo, escolhidos por sorteio.
Cada jogador tem uma jogada por vez.
A jogada consiste em mover uma única peça, de acordo com as linhas do tabuleiro e apenas uma passagem. A intersecção de chegada deve ser livre. Cada cruzamento pode ser ocupado por não mais do que um peão. Neste jogo não há capturas.
O objetivo é mobilizar o movimento do adversário. O primeiro jogador que não conseguir fazer uma jogada legal é declarado perdedor.
Variações
Esta variante prevê que, no tabuleiro está vazio. Numa primeira fase os jogadores, por sua vez, colocam suas peças no tabuleiro, na segunda fase, o jogo continua com as regras clássicas.
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