sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ERDÖS LATINO

ERDÖS LATINO

INTRODUÇÃO: 

Jogo idealizado em 2011 pelo professor doutor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Jorge Nuno Silva.

JOGO: Jogo matemático (ASSEMELHADO AO SUDOKU).

MATERIAL:

Tabuleiro quadrado, 5 por 5 casas quadradas, igual ao da figura abaixo. O tabuleiro possui um corte em cada extremo de cada coluna, para marcar a conquista da mesma.


25 peças circulares marcadas com uma numeração: 05 peças com o número 1, 05 com o número 2, 05 com o número 3, 05 com o número 4 e 05 com o número 5.

05 peças semicirculares (05 para cada jogador) para marcar as colunas conquistadas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

OBJETIVO DO JOGO:

Impedir o adversário de jogar ou, se o tabuleiro ficar totalmente preenchido, ter mai colunas conquistadas.

REGRAS:

1) O jogo tem inicio com o tabuleiro vazio. Alternadamente cada jogador coloca uma de suas peças (a escolha é livre) numa casa vazia, desde de que a peça (o número) colocada no tabuleiro não se repita em nenhuma linha ou coluna.

2) Quando um jogador não puder jogar por não possuir nenhum lance válido, conforme a regra 1, perde. Pode acontecer de o tabuleiro ficar completamente cheio. Nesta condição, ganha o jogo que tiver conquistado mais colunas.

3)  Ganha uma coluna o jogador que conseguir, primeiro, uma sequencia crescente de três números nessa coluna. Sequencia crescente significa, neste contexto, que os números estão em ordem crescente do jogador para o seu adversário.

4) O jogador que ganhar uma coluna, coloca imediatamente uma de suas marcas (peça em semicírculo) na base da mesma, para marcar sua conquista.
Obs.: Pode ocorrer de uma mesma coluna conter duas destas sequencias em sentido contrário, ganha quem a obteve em primeiro lugar!

O jogo possui três versões:

a) VERSÃO I - COM FATOR ALEATÓRIO: Neste caso, os números das peças devem está virados para baixo e, os jogadores devem virar uma peças de cada vez que escolheu para jogar.

b) VERSÃO II - DE INFORMAÇÃO COMPLETA: As peças estão com os úmeros virados para cima e os jogadores escolhem as peças que irão jogar.

c) VERSÃO III - MISTA: Neste caso, os números das peças devem está virados para baixo e baralhadas e distribuídas pelos dois jogadores, os jogadores (12 pára um e 13 para outro) quem tiver 13 peças deve jogar primeiro (ver regras do Sudoku).

NOTA: 

a) Um quadrado preenchido de acordo com as regras estabelecidas chama-se "QUADRADO LATINO".
b) Os quadrados latinos foram estudados pelo matemático suíço Leonhard Euler no século XVIII.
c) Na VERSÃO II, o primeiro a jogar pode garantir, sempre, uma jogada válida, à sua disposição. Começa pela peça 3 na casa central e, a partir daí, sempre que o 2º jogador colocar uma peça X, ele joga sempre a peça (6-X) na casa simétrica relativa a casa central. Esta estratégia não garante a conquista de mais colunas que o seu oponente. 
d) Para garantir a conquista de mais colunas que o adversário, devemos recorrer ao "Teorema de Erdös/Szekeres - 1930 (http://en.wikipedia.org/wiki/Erd%C5%91s%E2%80%93Szekeres_theorem)".

Para consultar as regras mais detalhada, acesse: http://www.luduscience.com/regras/erdos.pdf.

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

EE ISABEL AMAZONAS

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?