Pular para o conteúdo principal

ERDÖS LATINO

ERDÖS LATINO

INTRODUÇÃO: 

Jogo idealizado em 2011 pelo professor doutor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Jorge Nuno Silva.

JOGO: Jogo matemático (ASSEMELHADO AO SUDOKU).

MATERIAL:

Tabuleiro quadrado, 5 por 5 casas quadradas, igual ao da figura abaixo. O tabuleiro possui um corte em cada extremo de cada coluna, para marcar a conquista da mesma.


25 peças circulares marcadas com uma numeração: 05 peças com o número 1, 05 com o número 2, 05 com o número 3, 05 com o número 4 e 05 com o número 5.

05 peças semicirculares (05 para cada jogador) para marcar as colunas conquistadas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

OBJETIVO DO JOGO:

Impedir o adversário de jogar ou, se o tabuleiro ficar totalmente preenchido, ter mai colunas conquistadas.

REGRAS:

1) O jogo tem inicio com o tabuleiro vazio. Alternadamente cada jogador coloca uma de suas peças (a escolha é livre) numa casa vazia, desde de que a peça (o número) colocada no tabuleiro não se repita em nenhuma linha ou coluna.

2) Quando um jogador não puder jogar por não possuir nenhum lance válido, conforme a regra 1, perde. Pode acontecer de o tabuleiro ficar completamente cheio. Nesta condição, ganha o jogo que tiver conquistado mais colunas.

3)  Ganha uma coluna o jogador que conseguir, primeiro, uma sequencia crescente de três números nessa coluna. Sequencia crescente significa, neste contexto, que os números estão em ordem crescente do jogador para o seu adversário.

4) O jogador que ganhar uma coluna, coloca imediatamente uma de suas marcas (peça em semicírculo) na base da mesma, para marcar sua conquista.
Obs.: Pode ocorrer de uma mesma coluna conter duas destas sequencias em sentido contrário, ganha quem a obteve em primeiro lugar!

O jogo possui três versões:

a) VERSÃO I - COM FATOR ALEATÓRIO: Neste caso, os números das peças devem está virados para baixo e, os jogadores devem virar uma peças de cada vez que escolheu para jogar.

b) VERSÃO II - DE INFORMAÇÃO COMPLETA: As peças estão com os úmeros virados para cima e os jogadores escolhem as peças que irão jogar.

c) VERSÃO III - MISTA: Neste caso, os números das peças devem está virados para baixo e baralhadas e distribuídas pelos dois jogadores, os jogadores (12 pára um e 13 para outro) quem tiver 13 peças deve jogar primeiro (ver regras do Sudoku).

NOTA: 

a) Um quadrado preenchido de acordo com as regras estabelecidas chama-se "QUADRADO LATINO".
b) Os quadrados latinos foram estudados pelo matemático suíço Leonhard Euler no século XVIII.
c) Na VERSÃO II, o primeiro a jogar pode garantir, sempre, uma jogada válida, à sua disposição. Começa pela peça 3 na casa central e, a partir daí, sempre que o 2º jogador colocar uma peça X, ele joga sempre a peça (6-X) na casa simétrica relativa a casa central. Esta estratégia não garante a conquista de mais colunas que o seu oponente. 
d) Para garantir a conquista de mais colunas que o adversário, devemos recorrer ao "Teorema de Erdös/Szekeres - 1930 (http://en.wikipedia.org/wiki/Erd%C5%91s%E2%80%93Szekeres_theorem)".

Para consultar as regras mais detalhada, acesse: http://www.luduscience.com/regras/erdos.pdf.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

Trilha, também conhecido como Moinho, é um dos mais famosos dentre aqueles jogos em que se procura um alinhamento entre as peças, como o Gomoku, Jogo da Velha, Gnu, entre outros. Diz-se que o tabuleiro da "Trilha" seria uma representação fenícia de seu império: o tabuleiro quadrado representando o mar, seu universo de conquistas; a casa central do tabuleiro, sendo Tiro, a capital fenícia; e as outras casas sendo as colônias fenícias, como Cádiz (Espanha) e Cartago (norte da África). O objetivo neste jogo é buscar o alinhamento de 3 peças o que lhe dá o direito de capturar qualquer peça do adversário que não esteja em alinhamento. Ganha aquele jogador que tirar tantas peças do seu adversário tal que não haja mais possibilidades de alinhamento. Há, neste jogo 3 fases distintas. A primeira fase é o posicionamento das peças no tabuleiro, a segunda é a movimentação das peças para pontos adjacentes e a terceira fase, é a movimentação livre das peças, ou seja, não necessariamente p