Pular para o conteúdo principal

PÉRSA OU ASIÁTICO - NARDSHIR


JOGO NARDSHIR

Existem várias teorias sobre as origens do Nardshir, apesar disso sabe-se que foi sempre um jogo muito popular no mundo árabe. A referência mais antiga deste jogo encontra-se no livro sagrado babilônico de Gemara , escrito entre 500 a.c. e 300 a.c. 

TABULEIRO


O tabuleiro do Nardshir tem um rico simbolismo. As doze células em cada metade do tabuleiro representam todas as luas de um ano, as vinte e quatro células em conjunto representam as horas de um dia e as trintas peças comparam-se com os dias do mês. Os sete dias da semana são formados pela soma dos pontos que se encontram em faces opostas de um dado. Trata-se de um jogo em que os jogadores tentam retirar as suas peças do tabuleiro o mais rapidamente possível, para tal, têm de percorrer em primeiro lugar o caminho marcado. Durante esse caminho vão surgindo vários perigos o que faz com que não seja fácil atingir o objetivo, no entanto torna-se um desafio muito aliciante. 


OBJETIVO


Ser o primeiro jogador a percorrer o caminho completo no tabuleiro com todas as suas peças e depois retirá-las todas para fora do tabuleiro. 

CLASSIFICAÇÃO


Jogo de estratégia, da família de percurso (exemplo: senet).
 
Material


1Tabuleiro, 15 peças claras e 15 peças escuras e 2 dados.


Obs.: Retirado do site: http://www.luduscience.pt/nardshir.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e ...

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

QUEBRA-CABEÇA AFRICANO

ANEL AFRICANO Número de participantes: 01 Os canelas, da aldeia Escalvado, no Maranhão, testam a paciência com um desafio que o mundo conhece por "anel africano". A idéia é simples, e a solução é um racha-cuca. A versão indígena do quebra-cabeça é uma corda de buriti presa a uma vareta e a dois anéis de madeira que têm que ficar juntos (como mostra a figura abaixo). É um quebra-cabeça originário das tribos africanas, difundido pela população do litoral do golfo da Guiné, na África Ocidental. Esse jogo de diversão tem como características básicas, regras e propostas simples, porém com solução relativamente complicada, exigindo por isso, apurado raciocínio estratégico do jogador. Indicado para crianças a partir de 7 anos até terceira idade. Desenvolve o raciocínio espacial, a coordenação motora, a capacidade de observação, a reflexão, além de ser uma terapia e antiestresse. REGRAS DO ANEL AFRICANO OBJETIVO DO JOGO: Transferir o anel de uma laçada para outra do cordão, passando-...