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PÉRSA OU ASIÁTICO - NARDSHIR


JOGO NARDSHIR

Existem várias teorias sobre as origens do Nardshir, apesar disso sabe-se que foi sempre um jogo muito popular no mundo árabe. A referência mais antiga deste jogo encontra-se no livro sagrado babilônico de Gemara , escrito entre 500 a.c. e 300 a.c. 

TABULEIRO


O tabuleiro do Nardshir tem um rico simbolismo. As doze células em cada metade do tabuleiro representam todas as luas de um ano, as vinte e quatro células em conjunto representam as horas de um dia e as trintas peças comparam-se com os dias do mês. Os sete dias da semana são formados pela soma dos pontos que se encontram em faces opostas de um dado. Trata-se de um jogo em que os jogadores tentam retirar as suas peças do tabuleiro o mais rapidamente possível, para tal, têm de percorrer em primeiro lugar o caminho marcado. Durante esse caminho vão surgindo vários perigos o que faz com que não seja fácil atingir o objetivo, no entanto torna-se um desafio muito aliciante. 


OBJETIVO


Ser o primeiro jogador a percorrer o caminho completo no tabuleiro com todas as suas peças e depois retirá-las todas para fora do tabuleiro. 

CLASSIFICAÇÃO


Jogo de estratégia, da família de percurso (exemplo: senet).
 
Material


1Tabuleiro, 15 peças claras e 15 peças escuras e 2 dados.


Obs.: Retirado do site: http://www.luduscience.pt/nardshir.html

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NÚMERO DE JOGADORES: 02

MATERIAL:

- O tabuleiro do jogo
- 03 peças pretas
- 03 peças claras

REGRAS DO JOGO:

- Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
- Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado;
- Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
- Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
- Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos.


Bibliografia consultada:

Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

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