Pular para o conteúdo principal

ESTAROLAS DE PORTUGAL


INTRODUÇÃO: O jogo Estarolas foi idealizado pelo professor Jorge Nuno Silva da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2002.

O JOGO: O Estarolas é um jogo tático que não leva em consideração o fator "sorte". Pertence ao Jogo da família de alinhamento ou "trilha" (igual ao "Jogo da velha") que se desenvolve em um tabuleiro, onde é possível modificar as casas do tabuleiro de acordo com a tática adotada, dando ao jogo uma dinâmica interessante.

MATERIAL:

01 tabuleiro na forma de losango como o da figura abaixo:

24 peças - 09 peças quadradas lisas, 09 peças quadradas marcadas. 03 peças redondas lisas e 03 peças redondas marcadas).
NÚMERO DE JOGADORES: 02 jogadores.

OBJETIVO: Criar, em primeiro lugar, uma linha (horizontal, vertical ou diagonal) com as suas três peças.

INÍCIO DO JOGO: Um jogador fica com as peças lisas e o outro, com as peças marcadas. As peças quadradas (lisas ou marcada) servem para mudar a casa pretendida de lisa para marcadas ou vice-versa. As três peças redondas (lisas ou marcadas), sevem para se movimentar pelo tabuleiro.
O jogo inicia-se com seis peças redondas em jogo, três de cada jogador, colocadas de forma alternada na linha horizontal das casas centrais do tabuleiro.

REGRAS DO JOGO: 

Os jogadores, alternadamente, efetuam uma jogada de cada vez. Em cada jogada, o jogador pode fazer um dos seguintes movimentos:

1º) Mover, em qualquer dos sentidos, uma de suas peças para uma casa vizinha (horizontal, vertical ou diagonal) que esteja vazia e que seja do mesmo tipo (as peças lisas só podem se movimentar em quadrados lisos e as peças marcadas só podem se movimentar em quadrados marcados)


2º) O jogador, na sua vez, pode trocar o tipo de casa, de lisa para marcada ou vice-versa, desde que o quadrado esteja vazio e não tenha sido alterada na jogada anterior pelo adversário. Assim, a casa marcada que só podia ser ocupada por peças marcadas, passou a ser uma casa lisa que agora pode ser ocupada por peças lisas.

RESTRIÇÃO: 

Se duas jogadas consecutivas forem de troca de tipo de casas, então, a jogada seguinte tem que ser de movimento de uma peça.

Obs.: Regras adaptadas de: www.luduscience.com

Postagens mais visitadas deste blog

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu
Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too

OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

MATERIAL:

- O tabuleiro do jogo
- 03 peças pretas
- 03 peças claras

REGRAS DO JOGO:

- Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
- Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado;
- Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
- Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
- Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos.


Bibliografia consultada:

Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

Trilha, também conhecido como Moinho, é um dos mais famosos dentre aqueles jogos em que se procura um alinhamento entre as peças, como o Gomoku, Jogo da Velha, Gnu, entre outros.

Diz-se que o tabuleiro da "Trilha" seria uma representação fenícia de seu império: o tabuleiro quadrado representando o mar, seu universo de conquistas; a casa central do tabuleiro, sendo Tiro, a capital fenícia; e as outras casas sendo as colônias fenícias, como Cádiz (Espanha) e Cartago (norte da África).

O objetivo neste jogo é buscar o alinhamento de 3 peças o que lhe dá o direito de capturar qualquer peça do adversário que não esteja em alinhamento. Ganha aquele jogador que tirar tantas peças do seu adversário tal que não haja mais possibilidades de alinhamento. Há, neste jogo 3 fases distintas. A primeira fase é o posicionamento das peças no tabuleiro, a segunda é a movimentação das peças para pontos adjacentes e a terceira fase, é a movimentação livre das peças, ou seja, não necessariamente pa…

QUEBRA-CABEÇAS DE METAL (PUZZLES EM METAL)

Extraido de www.matematica.no.sapo.pt estes puzzles, como são chamados os quebra-cabeças, fascinam pela quase impossibilidade de solução. Apresento o texto que extrair, na íntegra e sem a devida permissão de seus autores, do site mensionado e espero que se divirtam com tantas variedades de puzzles.


"Apresentação dos puzzles em metal "

Quem alguma vez teve que deslocar uma mesa de uma casa para outra ou ao longo de um corredor, sabe que o espaço tridimensional reserva algumas surpresas que quotidianamente passam despercebidas. Estas surpresas são bem conhecidas dos "viciados" na resolução/construção de puzzles de metal. Estes antigos ( e sempre atuais ) jogos artesanais consistem numa estrutura composta por duas ou mais peças de metal (fig. 1). Deste conjunto de peças entrelaçadas, o jogador deve separar uma delas - a peça problema - do resto do conjunto - a estrutura suporte - sem fazer deformações ou cortes.
A primeira impressão que temos quando confrontados com um pu…