quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ESTAROLAS DE PORTUGAL


INTRODUÇÃO: O jogo Estarolas foi idealizado pelo professor Jorge Nuno Silva da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2002.

O JOGO: O Estarolas é um jogo tático que não leva em consideração o fator "sorte". Pertence ao Jogo da família de alinhamento ou "trilha" (igual ao "Jogo da velha") que se desenvolve em um tabuleiro, onde é possível modificar as casas do tabuleiro de acordo com a tática adotada, dando ao jogo uma dinâmica interessante.

MATERIAL:

01 tabuleiro na forma de losango como o da figura abaixo:

24 peças - 09 peças quadradas lisas, 09 peças quadradas marcadas. 03 peças redondas lisas e 03 peças redondas marcadas).
NÚMERO DE JOGADORES: 02 jogadores.

OBJETIVO: Criar, em primeiro lugar, uma linha (horizontal, vertical ou diagonal) com as suas três peças.

INÍCIO DO JOGO: Um jogador fica com as peças lisas e o outro, com as peças marcadas. As peças quadradas (lisas ou marcada) servem para mudar a casa pretendida de lisa para marcadas ou vice-versa. As três peças redondas (lisas ou marcadas), sevem para se movimentar pelo tabuleiro.
O jogo inicia-se com seis peças redondas em jogo, três de cada jogador, colocadas de forma alternada na linha horizontal das casas centrais do tabuleiro.

REGRAS DO JOGO: 

Os jogadores, alternadamente, efetuam uma jogada de cada vez. Em cada jogada, o jogador pode fazer um dos seguintes movimentos:

1º) Mover, em qualquer dos sentidos, uma de suas peças para uma casa vizinha (horizontal, vertical ou diagonal) que esteja vazia e que seja do mesmo tipo (as peças lisas só podem se movimentar em quadrados lisos e as peças marcadas só podem se movimentar em quadrados marcados)


2º) O jogador, na sua vez, pode trocar o tipo de casa, de lisa para marcada ou vice-versa, desde que o quadrado esteja vazio e não tenha sido alterada na jogada anterior pelo adversário. Assim, a casa marcada que só podia ser ocupada por peças marcadas, passou a ser uma casa lisa que agora pode ser ocupada por peças lisas.

RESTRIÇÃO: 

Se duas jogadas consecutivas forem de troca de tipo de casas, então, a jogada seguinte tem que ser de movimento de uma peça.

Obs.: Regras adaptadas de: www.luduscience.com

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

EE ISABEL AMAZONAS

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?