Pular para o conteúdo principal

JOGO SPEEDNACCI


JOGO SPEEDNACCI
(09/10/2012)
Por Ulisses Marçal de Carvalho

Imagem: http://averdadeoculta1.blogspot.com.br/2015/09/proporcao-aurea-e-sequencia-de-fibonacci.html

O que é jogo SPEEDNACCI?

É um jogo de estratégia matemática que envolve a “sequencia de Fibonacci”, idealizado pelo professor de Matemática Ulisses Marçal de Carvalho, a partir do jogo criado pelo professor Jorge Nuno chamado Erdös Latino em 2011.

SEQUENCIA DE FIBONACCI:

Sequencia proposta pelo matemático italiano Leonardo de Pisa (ou Leonardo Pisano ou simplesmente Fibonacci) (1170 -1250) nasceu em Pisa (Toscânia). Dentre seu trabalhos mais conhecidos destacam-se: Liber Abbaci (1202), Pratica Geometrae (1220) e Liber Quadratorum (1225). O Liber Abbaci (Livro do Ábaco) refere-se ao estudo do cálculo aritmético e é considerado o melhor tratado sobre Aritmética e Álgebra da época. Neste livro, estão contidas as regras para os cálculos segundo os novos numerais indo-arábicos e constando do mesmo volume o estudo de algumas soma de séries tais como a que levou o seu apelido. Segundo S. Maria (2008): 

O livro apresenta, ainda, alguns métodos para somar séries. Dentre os problemas contidos no Liber Abbaci, destaca-se o conhecido problema dos coelhos, que se refere ao número de casais em uma população de coelhos após doze meses.

A sequencia surgiu a partir de um problema comum da época e que foi solucionado por Fibonacci. O problema é bem simples e curioso - considera que, a partir de um casal de coelhos tem-se:
1) No primeiro mês tem-se apenas um casal de coelhos;
2) Casais reproduzem-se somente após o segundo mês de vida;
3) Não há problemas genéticos no cruzamento cossanguíneo;
4) Todos os meses, cada casal fértil dá à luz um novo casal;
5) Os coelhos nunca morrem.

Pergunta-se: Quantos pares de coelhos podem ser gerados de um par de coelhos em um ano?
A lei de formação da sequencia é a seguinte: Ao fixar o mês um como início do processo, temos no início do primeiro mês um casal de coelhos jovens. No mês seguinte, temos um casal adulto pronto para dar a primeira cria e, considerando que este casal esteja pronto para dar cria a um novo par a cada mês, ou seja, no início do terceiro mês existirão dois pares de coelhos, sendo um par adulto e outro recém-nascido. Mantendo-se esse raciocínio, obtém-se a sequencia de Fibonacci. A lei de formação da sequencia é bem simples: cada elemento, a partir do terceiro, é obtido somando-se os dois anteriores. Veja: 1 + 1 = 2, 2 + 1 = 3, 3 + 2 = 5 e assim por diante.

(1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89,…)

MATERIAL
ü Tabuleiro áureo igual ao da figura abaixo (formado por quatro regiões – 2, 3, 5 e 8), com um corte em cada extremidade de cada coluna, para marcar a conquista da mesma.



ü 97 peças circulares e enumeradas da seguinte forma: 25 peças com o número 1, 18 peças com o número 2, 18 peças com o número 3, 18 peças com o número 5 e 18 peças com o número 8.
ü 18 peças semicirculares (06 para cada jogador) para marcar o território (ou colunas) conquistado.

OBJETIVO DO JOGO:

Impedir o adversário de jogas ou, se o tabuleiro estiver totalmente cheio, tiver mais territórios ou colunas conquistadas. Havendo empates na conquista dos territórios, quem obtiver maior soma dos números que constam no tabuleiro, ganha. O território ou região estão representados, no tabuleiro, pelos números (2, 3, 5 e 8).


REGRAS:

1) O jogo tem inicio com o tabuleiro vazio. Alternadamente cada jogador coloca uma de suas peças (a escolha é livre) numa casa vazia, desde que a peça (o número) colocada no tabuleiro não se repita em nenhuma linha ou coluna (com exceção do número 1). Cada jogador tem como território a base e o lado direito do tabuleiro, portanto, a jogada deve ser, em dois sentidos, de baixo para cima e da direita para a esquerda de cada jogador.

2) Quando um jogador não puder jogar, por não possuir nenhum lance válido, conforme a regra 1, perde. Pode acontecer de o tabuleiro ficar completamente cheio. Nesta condição, ganha o jogo que tiver conquistado mais colunas ou a soma dos números constantes no território for maior.

3)  Ganha uma coluna o jogador que conseguir, primeiro, a sequencia de três números crescente de Fibonacci nessa coluna, na região 5 (Exemplo: 112,123,235,358, ou seja, obedecendo a regra de Fibonacci: A soma dos dois anteriores é igual ao terceiro); uma sequencia de cinco, na região 8; uma sequencia de dois, na região 3 e uma sequencia de dois, na região 2. Sequencia crescente significa, neste contexto, que os números estão em ordem crescente do jogador para o seu adversário.

4) O jogador que ganhar uma coluna, coloca imediatamente uma de suas marcas (peça em semicírculo) na base da mesma ou da base da direita, para marcar sua conquista.

Obs.: Pode ocorrer de uma mesma coluna conter duas destas sequencia em sentido contrário, ganha quem a obteve em primeiro lugar!

Adotamos, também, as três versões do jogo Erdös:

a) VERSÃO I - COM FATOR ALEATÓRIO: Neste caso, os números das peças devem está virados para baixo e, os jogadores devem virar uma peça de cada vez que escolheu para jogar.

b) VERSÃO II - DE INFORMAÇÃO COMPLETA: As peças estão com os números virados para cima e os jogadores escolhem as peças que irão jogar.

c) VERSÃO III - MISTA: Neste caso, os números das peças devem está virados para baixo e baralhadas e distribuídas pelos dois jogadores (48 para um e 49 para outro), quem tiver 49 peças deve jogar primeiro (ver regras do Sudoku).

REFERÊNCIAS
Disc. Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, S. Maria, 68 v. 9, n. 1, p. 67-81, 2008.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

MEHEN

JOGO MEHEN De origem egípcia, um dos jogos mais antigos, na história dos jogos de tabuleiro, também conhecido como o “jogo da Serpente”. O seu nome deriva da palavra que em hieróglifo pode ser lido como mhn, cujo significado é "laminados serpente". Pode ser praticado por duas ou mais pessoas, ideal se contar com seis participantes. Uma das representações mais antiga foi encontrada em Saqqara, na tumba de Hesy. Aqui além do tabuleiro, seis peões são representados com a cabeça de leão e seis pedras esféricas provavelmente utilizadas como um meio de aposta. Altri scavi archeologici hanno portato alla luce molti tavolieri di Mehen; alcuni sono dotati di un supporto centrale che li rende simili a un vero e proprio tavolo da gioco, altri hanno un foro per poterli appendere al muro. Outras escavações trouxeram à luz muitos tabuleiros de Mehen; alguns estão equipados com uma central de apoio que os torna um verdadeiro quadro similar ao jogo, outros, têm um furo para poder pendurá-lo