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RAPIDINHAS

A taxa de natalidade é o dobro da de mortalidade, portanto uma em cada duas pessoas é imortal!(fonte: http://www.cienciahoy.org/)

33% do acidentes de trânsito envolvem pessoas embriagadas. Portanto 67% estão completamente sóbrias, a conclusão é que devemos dirigir totalmente bêbados.(fonte: http://www.cienciahoy.org/)

"A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística." Joseph Stalin (1879-1953) (fonte: http://diaboa4.openline.com.br/)

Torture os dados por um tempo suficiente, e eles contam tudo!
(fonte: mcrsoft@aimnet.com (Barry Fetter))

Está provado que fazer aniversário é saudável. Estatísticas mostram que pessoas que fazem mais aniversários vivem mais.-- S. den Hartog, Ph D. Thesis Universtity of Groningen

"Há três espécies de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas."

Se um pedaço de queijo suíço tem muitos buracos, logo quanto mais queijo, mais buracos.Se cada buraco ocupa o lugar do queijo, logo quanto mais buracos, menos queijo.Se quanto mais queijo, mais buracos e quanto mais buracos, menos queijo, logo, quanto mais queijo, menos queijo!(fonte: http://www.beggars.hpg.com.br/piadas.htm)

Ih! De matemática eu não sei nada; eu sou um zero à..., um zero à...(fonte: http://www.hottopos.com/regeq2/secao_humor.htm)

Antigamente eu não sabia nada de matemática, mas depois mudei radicalmente: trezentos e sessenta graus! (fonte: http://www.hottopos.com/regeq2/secao_humor.htm)

P: Porque o livro de matemática cometeu suicídio?
R: Porque tinha muitos problemas.(fonte: http://www.uv.es/~jaguilar/hmate1.html)

A vida eh complexa. Composta de partes imaginárias e reais.
(fonte: Tpotter@voyager.cris.com (Tom_Potter) )

Matemáticos são pessoas capazes de dizer que, quando há supostamente 3 pessoas em uma sala e dela sairem 5, duas devem entrar para a sala estar vazia.

Professor de matemática: Vamos supor então que o número de ovelhas é X.Estudante: O que acontece se o número de ovelhas não for X ?(fonte: dmcq@dsbc.icl.co.uk (Dave McQuillan))

Problemas com a matemática?
Ligue 0-800-[(10x)(13i)^2]-[sin(xy)/2.362x]
(fonte: centaur@nai.net (Dave Wright))

"Quanto é um mais um mais um mais um mais um mais um mais um mais um mais um?" Perguntou a rainha."Eu não sei" disse Alice "Eu perdi a conta!""Ela não consegue fazer adições!" disse a rainha. -Lewis Carol "Through the lookingglass"

P: Quanto é 8 dividido em duas partes?
R: Na vertical é 3 e na horizontal é 0.
(fonte: maelmill@EUnet.at (Elisabeth))

Preciso arranjar 1/2 de levar-te a 1/4 e fazer de teu pai 1/9...
(fonte: jlemos@brasilnet.net (Jorge Luis Lemos))

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Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu
Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too

OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

MATERIAL:

- O tabuleiro do jogo
- 03 peças pretas
- 03 peças claras

REGRAS DO JOGO:

- Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
- Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado;
- Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
- Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
- Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos.


Bibliografia consultada:

Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

Trilha, também conhecido como Moinho, é um dos mais famosos dentre aqueles jogos em que se procura um alinhamento entre as peças, como o Gomoku, Jogo da Velha, Gnu, entre outros.

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O objetivo neste jogo é buscar o alinhamento de 3 peças o que lhe dá o direito de capturar qualquer peça do adversário que não esteja em alinhamento. Ganha aquele jogador que tirar tantas peças do seu adversário tal que não haja mais possibilidades de alinhamento. Há, neste jogo 3 fases distintas. A primeira fase é o posicionamento das peças no tabuleiro, a segunda é a movimentação das peças para pontos adjacentes e a terceira fase, é a movimentação livre das peças, ou seja, não necessariamente pa…

QUEBRA-CABEÇAS DE METAL (PUZZLES EM METAL)

Extraido de www.matematica.no.sapo.pt estes puzzles, como são chamados os quebra-cabeças, fascinam pela quase impossibilidade de solução. Apresento o texto que extrair, na íntegra e sem a devida permissão de seus autores, do site mensionado e espero que se divirtam com tantas variedades de puzzles.


"Apresentação dos puzzles em metal "

Quem alguma vez teve que deslocar uma mesa de uma casa para outra ou ao longo de um corredor, sabe que o espaço tridimensional reserva algumas surpresas que quotidianamente passam despercebidas. Estas surpresas são bem conhecidas dos "viciados" na resolução/construção de puzzles de metal. Estes antigos ( e sempre atuais ) jogos artesanais consistem numa estrutura composta por duas ou mais peças de metal (fig. 1). Deste conjunto de peças entrelaçadas, o jogador deve separar uma delas - a peça problema - do resto do conjunto - a estrutura suporte - sem fazer deformações ou cortes.
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