quinta-feira, 3 de julho de 2008

DICIONÁRIO DE TERMOS USADOS EM MATEMÁTICA

Dicionário de termos usados em matemática avançada
Veja aqui o que os professores realmente querem dizer.

O que eles dizem //O que queriam dizer

- claramente
- eu não quero escrever os passos intermediários.
- trivial
- se eu tenho que lhe mostrar como fazer isto, você está na classe errada.
- obviamente
- eu espero que você não estivesse dormindo quando nós discutimos isto anteriormente, porque eu recuso repetir isto.
- recordando
- eu não devia estar falando isso, mas como eu sei que vocês apagam suas memórias depois de cada teste...
- generalizando
- eu não estou com vontade de mostrar todos os casos, e portanto eu farei um e lhe deixarei entender o resto.
- como facilmente pode ser mostrado
- até mesmo você, deveria poder provar isto sem eu ter que segurar sua mão.
- avalie você mesmo
- esta é a parte chata da demonstração, por isso faça você mesmo.
- esboço da prova
- eu não posso verificar todos os detalhes, assim eu farei isto nas partes que eu não puder provar.
- pista
- este é o modo mais difícil de se chegar ao resultado.
- método simples
- este método requer duas páginas a menos de trabalho, mas ao mesmo tempo vocês precisam de mais três anos de curso para entender isso.
- método elegante
- não requer conhecimento anterior e ocupa dez linhas de considerações prévias.
- similarmente
- pelo menos uma linha desta explicação é igual a anterior.
- provamos isto com duas linhas
- eu omitirei tudo, menos a conclusão. Ou seja, se você não entende o que eu estou falando, você não terá como perguntar alguma coisa! >:-)
- brevemente
- eu já estou se tempo, portanto vou falar e escrever mais rápido.
- vou apenas falar sobre isto
- não vou escrever no quadro negro, pois certamente cometerei algum erro.
- prova omitida
- confie em mim, é verdade.
- a prova disto está além dos nossos objetivos
- você não encontrará a prova real disto em nenhum lugar.
- procedimento formal
- manipule os símbolos sem ter a mínima idéia do que eles significam.

(fonte parcial: ncbauers@ ndsuvax. UUCP (Michael Bauers))

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

EE ISABEL AMAZONAS

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?