Posição inicial e objetivo do jogo
Ambos os jogadores começam com 12 peças, localizadas em casas específicas (ver imagem):
Se um peão atinge o lado oposto do tabuleiro (a última linha) não pode fazer mais nenhuma jogada e deve aí permanecer até ao fim do jogo (a menos que possa saltar ver secções seguintes).
Como capturar as peças do adversário
Se uma peça se encontra junto a uma peça adversária (em direção para a qual se possa mover) e a casa a seguir, depois da peça adversária está livre, então o jogador tem que capturar a peça adversária saltando-lhe por cima e removendo-a do tabuleiro. A peça capturada irá aparecer sob o tabuleiro (ou sobre dependendo da orientação do mesmo) na secção de Peças Capturadas para manter os jogadores informados sobre o estado do jogo.
Se, após o salto, for possível saltar sobre outra peça do adversário o jogador é obrigado a capturar essa peça também. Quer dizer que o jogador pode capturar várias peças numa única jogada. Neste caso (saltos múltiplos), o segundo salto e seguintes podem ser feitos em qualquer direção, mesmo para trás, e mesmo que um dos saltos passe pela última linha.
Outras regras importantes
i) O jogador pode saltar sobre as peças do adversário, não sobre as suas próprias peças.
ii) Os saltos são obrigatórios.
iii) Se o jogador tiver mais de uma possibilidade de capturar peças adversárias ele pode escolher qualquer uma delas.
iv) Uma peça na última linha do jogador (que não pode fazer mais movimentos) pode saltar sobre uma peça adversária horizontalmente.
v) Uma peça não pode voltar ao círculo onde estava na jogada anterior.
Comentários
Postar um comentário