Pular para o conteúdo principal

SELVA

Mais um interessante jogo de tabuleiro, este vindo da Índia, emprestado do site do BrainKing: www.brainking.com.
A Selva é um antigo jogo indiano, também conhecido como Xadrez da Selva (no entanto, por ter muitas diferenças, não é incluído na categoria dos jogos de Xadrez). Joga-se num tabuleiro de 7X9 que contém casas com água (azuis), tocas (a negro) e armadilhas (magenta).
Posição inicial e objetivo do jogo

Cada jogador começa o jogo com 8 peças representando oito animais diferentes - elefante, leão, tigre, leopardo, cão, lobo, gato e rato (aqui ordenados pela sua força). As peças localizam-se nas suas posições iniciais:
O objetivo do jogo é conquistar a toca do adversário ou comer todos os animais inimigos.

Movimento e captura das peças:

O movimento básico de todas as peças é deslocar-se horizontal ou verticalmente, para uma casa vizinha que esteja vazia ou ocupada por um animal inimigo (se for possível capturá-lo, ver detalhes na secção seguinte). A regra habitual de captura diz que cada animal pode comer outro de igual força ou mais fraco (há regras especiais para o elefante e para o rato, ver abaixo).
Elefante: O Elefante é o animal mais forte e pode capturar todos os outros animais com exceção do rato.
Leão: O Leão pode saltar sobre a água (para além das jogadas normais). Quer dizer que se estiver ao lado de uma casa azul (por exemplo, B3) e a casa do outro lado (B7, neste caso) estiver vazia ou ocupada por um animal que ele possa comer, o leão pode fazer o salto. Há uma exceção - não é possível dar o salto se houver um rato (do jogador ou do adversário) a bloquear o caminho.
Tigre: O Tigre tem as mesmas capacidades de saltar que o Leão. Várias situações típicas são ilustradas pela figura seguinte:

Nesta posição o Leão branco pode saltar de B3 para B7, o tigre branco não pode saltar de A5 para D5 porque a casa final está ocupada por uma peça mais forte, o leão preto não pode saltar para E3 (pois há um rato em E4 a bloquear o caminho) e o tigre preto pode saltar para D6, comendo o lobo adversário.


Leopardo: O Leopardo não tem nenhum movimento ou capacidade adicional.
Cão: O Cão não tem nenhum movimento ou capacidade adicional.
Lobo: O Lobo não tem nenhum movimento ou capacidade adicional.
Gato: O Gato não tem nenhum movimento ou habilidade adicional.
Rato: O Rato é a peça mais interessante do jogo. Apesar de ser o menor e mais fraco, pode matar um Elefante (existe um mito segundo o qual o Rato pode entrar pela orelha do Elefante e comer-lhe o cérebro). O Rato é também o único animal que pode entrar na água (casas azuis) e bloquear os saltos do Tigre e do Leão. No entanto, um Rato na água não pode capturar um Elefante inimigo ao saltar para fora da água, tem primeiro que fazer outra jogada para sair da água. Um Rato que esteja a sair da água apenas pode comer outro Rato.

Como terminar o jogo

O jogo termina quando se verificar uma das seguintes condições:
i) Qualquer animal de um jogador conseguir entrar na toca do seu adversário (casa preta). Este jogador ganha o jogo.
ii) Um jogador não possa fazer uma jogada válida. Este jogador perde o jogo.

Outras regras importantes

i) Nenhum animal pode entrar na sua própria toca.

ii) Qualquer animal que esteja numa das armadilhas do adversário (casas magenta) pode ser comido por qualquer outro animal, mesmo por um Rato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

Trilha, também conhecido como Moinho, é um dos mais famosos dentre aqueles jogos em que se procura um alinhamento entre as peças, como o Gomoku, Jogo da Velha, Gnu, entre outros. Diz-se que o tabuleiro da "Trilha" seria uma representação fenícia de seu império: o tabuleiro quadrado representando o mar, seu universo de conquistas; a casa central do tabuleiro, sendo Tiro, a capital fenícia; e as outras casas sendo as colônias fenícias, como Cádiz (Espanha) e Cartago (norte da África). O objetivo neste jogo é buscar o alinhamento de 3 peças o que lhe dá o direito de capturar qualquer peça do adversário que não esteja em alinhamento. Ganha aquele jogador que tirar tantas peças do seu adversário tal que não haja mais possibilidades de alinhamento. Há, neste jogo 3 fases distintas. A primeira fase é o posicionamento das peças no tabuleiro, a segunda é a movimentação das peças para pontos adjacentes e a terceira fase, é a movimentação livre das peças, ou seja, não necessariamente p