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AMAZONAS - JOGO INVENTADO POR UM ARGENTINO

Amazonas
Walter Zamkauskas

Este jogo acontece num tabuleiro quadriculado de forma e tamanho que
se quiser (pode ser um tabuleiro de xadrez ou damas, mas usualmente usa-
-se um tabuleiro 10 × 10). Cada jogador disp˜oe de algumas peças, todas
iguais, as amazonas. Cada movimento consiste em deslocar uma amazona,
que se move como uma rainha do xadrez, e, logo de seguida, em disparar
em direção a qualquer casa do tabuleiro (vazia) atingível a partir da casa
de chegada da peça deslocada; o quadrado atingido fica para sempre in-
disponível para ambos os jogadores. Não se pode sequer saltar sobre ele.
Não há capturas. Como em cada jogada desaparece uma casa do tabuleiro,
o jogo tem de acabar. Perde que se vir privado de movimentos legais.

Como fazer registos
Para registar um jogo de Amazonas utilizamos a notação algébrica. Cada
coluna do tabuleiro ´e referenciada por uma letra, de a até j, a cada linha horizontal corresponde um n´umero, de 1 a 10. Uma jogada fica completa- mente descrita se se indicar, o n´umero da jogada, a casa de partida da pe¸ca deslocada, a casa de chegada, separadas por um "-" ao que se segue a casa destruída, terminando com ";". Supõe-se que as Brancas jogam primeiro. Por exemplo, o diagrama abaixo mostra o tabuleiro depois de um lance de cada um dos jogadores. As duas jogadas foram as seguintes: 1.d1 − d5, g8; g10 − d7, h3;







Referências


[1]
Theodore Tegos, The Game of Amazons,
http://www.cs.ualberta.ca/˜tegos/amazons/

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Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu
Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too

OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

MATERIAL:

- O tabuleiro do jogo
- 03 peças pretas
- 03 peças claras

REGRAS DO JOGO:

- Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
- Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado;
- Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
- Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
- Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos.


Bibliografia consultada:

Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

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