Pular para o conteúdo principal

GOMUKO - JAPÃO

Gomoku

 

Introdução

 

Il Gomoku è un gioco tradizionale giapponese, solo lontanamente imparentato col gioco del Go (di cui utilizza tavoliere e pedine); le sue regole, infatti,  sono differenti e molto più semplici e viene giocato, secondo il Bell (vd. Board and Table Games from Many Civilizations ), "principalmente da bambini, donne, e turisti occidentali". O Gomoku é um jogo tradicional japonês, aparentado do GO (que utiliza as interseções das casas e peões), as suas regras são de fato diferentes e muito mais simples e é jogado, principalmente, por crianças, mulheres e turistas ocidentais. Com mais de 4000 anos, as suas regras foram desenvolvidas na China. Não existe um registro preciso das regras. O jogo foi trazido para o Japão cerca de 270 a.C, chamado "Kakugo" (que significa mais ou menos "cinco passos", em japonês. A primeira referência sobre este jogo, ainda chamado Kakugo, aparece em 1858. Sembra che questo gioco abbia più di 4000 anni e che le sue regole siano state sviluppate in Cina.C'è traccia delle stesse regole di gioco anche nell'antica Grecia e nell'America precolombiana.Il gioco sarebbe stato portato in Giappone all'incirca nel 270 AC; il gioco, denominato "Kakugo" (che significa più o meno "cinque passi" in giapponese), viene descritto in un'opera del 100 DC Sembra che nel diciottesimo secolo ogni giapponese ne conoscesse le regole.Il primo volume su questo gioco, ancora chiamato Kakugo, appare nel1858.

E' un classico gioco di allineamento, come il Filetto o il moderno Forza 4 , ed h a anche una variante più complessa, detta Renju; per tale motivo viene spesso citato con questo nome. É "um jogo clássico de alinhamento, como o filet ou a moderna Força 4, e para uma variante mais complexa, chamada Renju, por essa razão é muitas vezes mencionada com esse nome. O Renju é introduzido na Europa em torno de 1885 e ficou conhecido na Inglaterra sob o nome Spoil Cinco. Il Renju viene introdotto in Europa attorno al 1885 e diviene noto in Inghilterra con il nome di Spoil Five; in questa variante le pedine vengono giocate nelle caselle anziché nelle intersezioni.

Vi sono diversi altri giochi, in qualche modo ispirati o correlati al Gomoku: fra questi citiamo il Ninuki-Renju e il Pente . Existem vários outros jogos, de alguma forma relacionada ou inspirada no Gomoku: entre estes se incluem Renju e Ninuki Pente.   

Il termine "moku" significa letteralmente "cinque pedine". O termo "moku" significa literalmente "cinco peões."

 

Como jogar


Il gioco è composto da un tavoliere 19x19, per un totale di 361 intersezioni, e da un certo numero di pedine bianche e nere (si possono utilizzare tavoliere e pedine del Go). O jogo consiste em um tabuleiro 19x19, para um total de 361 cruzamentos, e um número de peças 181 brancas e 180 pretas (você pode usar as peças do GO). Os peões são colocados nas intersecções e não nas casas. Jogam-se alternados. A posição inicial é reproduzida na figura (tabuleiro vazio). As pretas começam.Le pedine si posizionano negli incroci e non nelle caselle.Si gioca in due.La posizione iniziale è quella riprodotta in figura 1 (tavoliere vuoto).Inizia l Nero.

 

Cada jogador tem apenas um movimento por vez. O movimento é o de posicionar uma nova peça em qualquer intersecção livre do tabuleiro. La mossa consiste nel posizionare una nuova pedina in una qualsiasi intersezione libera del tavoliere.

ALe pedine, una volta giocate, non possono muovere, né essere rimosse dal tavoliere. peça, uma vez jogada, não se pode deslocar ou ser removida do tabuleiro. Neste jogo não há capturas. In questo gioco non esiste la cattura.

 

Objetivo:

 

L'obiettivo del gioco è quello di creare per primi una fila ininterrotta di almeno cinque pedine del proprio colore; questo allineamento può essere orizzontale, verticale o diagonale, ma non può essere lungo un percorso spezzato.O objetivo do jogo é criar uma primeira linha ininterrupta de pelo menos cinco peças da sua cor, este alinhamento pode ser horizontal, vertical ou diagonal, mas não pode ser quebrado ao longo de um caminho.

Quando un giocatore realizza la fila di cinque pedine la partita ha termine anche se rimangono ancora altre pedine a disposizione dei giocatori.Quando um jogador realiza uma fila de cinco peças, ganha o jogo, mesmo que outras jogadas estejam disponíveis aos jogadores.

In questo gioco chi inizia ha un leggero vantaggio sull'avversario: è quindi preferibile giocare un numero pari di partite alternando la prima mossa iniziale, in modo che nessun giocatore sia avvantaggiato.Neste jogo que deu início a uma ligeira vantagem a seu adversário conseguinte, é preferível jogar em igual número de jogadores, alternando a primeira jogada inicial, de modo que nenhum jogador seja beneficiado.

 

Esempio:Exemplo:

 

in figura 2 il Bianco gioca una pedina in l6 e vince alla mossa successiva; infatti il Nero non può impedire che il Bianco muova in una delle caselle vincenti: h6 e n6.Figura 2, a peça branca tem a vez (L6) e ganha o jogo no próximo movimento, pois a peça preta não pode impedir o movimento em uma das casas vencedoras: h6 e n6.

                                                                                                    

Variações

 

Variante Cambio ColoriVariante trocar de cor

 

In questa variante, ferme restando le regole base, dopo la terza pedina giocata in apertura (la seconda del Nero), il Bianco può decidere di scambiare i colori fra i due giocatori.Nesta variante, utilizamos as mesmas regras básicas já citadas, após o terceiro peão na abertura do jogo, a Branca pode decidir se troca de cor entre os dois jogadores. O exercício desta opção é considerado uma jogada. Na verdade, neste caso, passa da preta para a branca, dado que existem duas pretas no tabuleiro contra uma Branca, a Branca tem, agora, jogada. Esta variante é útil para anular a vantagem da primeira jogada.L'esercizio di questa opzione vale come una mossa.Infatti in questo caso il Bianco diventa Nero e, visto che ci sono due pedine Nere sul tavoliere contro una sola del Bianco, tocca ora al Bianco giocare.Questa variante è utile per annullare il vantaggio della prima mossa.

Variante 15x15


Variante 15x15

 

Ferme restando le regole base, si gioca su un tavoliere 15x15 intersezioni.Sem prejuízo das regras básicas, pode-se jogar em um tabuleiro 15x15.

Postagens mais visitadas deste blog

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu
Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too

OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

MATERIAL:

- O tabuleiro do jogo
- 03 peças pretas
- 03 peças claras

REGRAS DO JOGO:

- Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
- Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado;
- Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
- Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
- Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos.


Bibliografia consultada:

Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

Trilha, também conhecido como Moinho, é um dos mais famosos dentre aqueles jogos em que se procura um alinhamento entre as peças, como o Gomoku, Jogo da Velha, Gnu, entre outros.

Diz-se que o tabuleiro da "Trilha" seria uma representação fenícia de seu império: o tabuleiro quadrado representando o mar, seu universo de conquistas; a casa central do tabuleiro, sendo Tiro, a capital fenícia; e as outras casas sendo as colônias fenícias, como Cádiz (Espanha) e Cartago (norte da África).

O objetivo neste jogo é buscar o alinhamento de 3 peças o que lhe dá o direito de capturar qualquer peça do adversário que não esteja em alinhamento. Ganha aquele jogador que tirar tantas peças do seu adversário tal que não haja mais possibilidades de alinhamento. Há, neste jogo 3 fases distintas. A primeira fase é o posicionamento das peças no tabuleiro, a segunda é a movimentação das peças para pontos adjacentes e a terceira fase, é a movimentação livre das peças, ou seja, não necessariamente pa…

QUEBRA-CABEÇAS DE METAL (PUZZLES EM METAL)

Extraido de www.matematica.no.sapo.pt estes puzzles, como são chamados os quebra-cabeças, fascinam pela quase impossibilidade de solução. Apresento o texto que extrair, na íntegra e sem a devida permissão de seus autores, do site mensionado e espero que se divirtam com tantas variedades de puzzles.


"Apresentação dos puzzles em metal "

Quem alguma vez teve que deslocar uma mesa de uma casa para outra ou ao longo de um corredor, sabe que o espaço tridimensional reserva algumas surpresas que quotidianamente passam despercebidas. Estas surpresas são bem conhecidas dos "viciados" na resolução/construção de puzzles de metal. Estes antigos ( e sempre atuais ) jogos artesanais consistem numa estrutura composta por duas ou mais peças de metal (fig. 1). Deste conjunto de peças entrelaçadas, o jogador deve separar uma delas - a peça problema - do resto do conjunto - a estrutura suporte - sem fazer deformações ou cortes.
A primeira impressão que temos quando confrontados com um pu…