domingo, 24 de maio de 2009

GOMUKO - JAPÃO

Gomoku

 

Introdução

 

Il Gomoku è un gioco tradizionale giapponese, solo lontanamente imparentato col gioco del Go (di cui utilizza tavoliere e pedine); le sue regole, infatti,  sono differenti e molto più semplici e viene giocato, secondo il Bell (vd. Board and Table Games from Many Civilizations ), "principalmente da bambini, donne, e turisti occidentali". O Gomoku é um jogo tradicional japonês, aparentado do GO (que utiliza as interseções das casas e peões), as suas regras são de fato diferentes e muito mais simples e é jogado, principalmente, por crianças, mulheres e turistas ocidentais. Com mais de 4000 anos, as suas regras foram desenvolvidas na China. Não existe um registro preciso das regras. O jogo foi trazido para o Japão cerca de 270 a.C, chamado "Kakugo" (que significa mais ou menos "cinco passos", em japonês. A primeira referência sobre este jogo, ainda chamado Kakugo, aparece em 1858. Sembra che questo gioco abbia più di 4000 anni e che le sue regole siano state sviluppate in Cina.C'è traccia delle stesse regole di gioco anche nell'antica Grecia e nell'America precolombiana.Il gioco sarebbe stato portato in Giappone all'incirca nel 270 AC; il gioco, denominato "Kakugo" (che significa più o meno "cinque passi" in giapponese), viene descritto in un'opera del 100 DC Sembra che nel diciottesimo secolo ogni giapponese ne conoscesse le regole.Il primo volume su questo gioco, ancora chiamato Kakugo, appare nel1858.

E' un classico gioco di allineamento, come il Filetto o il moderno Forza 4 , ed h a anche una variante più complessa, detta Renju; per tale motivo viene spesso citato con questo nome. É "um jogo clássico de alinhamento, como o filet ou a moderna Força 4, e para uma variante mais complexa, chamada Renju, por essa razão é muitas vezes mencionada com esse nome. O Renju é introduzido na Europa em torno de 1885 e ficou conhecido na Inglaterra sob o nome Spoil Cinco. Il Renju viene introdotto in Europa attorno al 1885 e diviene noto in Inghilterra con il nome di Spoil Five; in questa variante le pedine vengono giocate nelle caselle anziché nelle intersezioni.

Vi sono diversi altri giochi, in qualche modo ispirati o correlati al Gomoku: fra questi citiamo il Ninuki-Renju e il Pente . Existem vários outros jogos, de alguma forma relacionada ou inspirada no Gomoku: entre estes se incluem Renju e Ninuki Pente.   

Il termine "moku" significa letteralmente "cinque pedine". O termo "moku" significa literalmente "cinco peões."

 

Como jogar


Il gioco è composto da un tavoliere 19x19, per un totale di 361 intersezioni, e da un certo numero di pedine bianche e nere (si possono utilizzare tavoliere e pedine del Go). O jogo consiste em um tabuleiro 19x19, para um total de 361 cruzamentos, e um número de peças 181 brancas e 180 pretas (você pode usar as peças do GO). Os peões são colocados nas intersecções e não nas casas. Jogam-se alternados. A posição inicial é reproduzida na figura (tabuleiro vazio). As pretas começam.Le pedine si posizionano negli incroci e non nelle caselle.Si gioca in due.La posizione iniziale è quella riprodotta in figura 1 (tavoliere vuoto).Inizia l Nero.

 

Cada jogador tem apenas um movimento por vez. O movimento é o de posicionar uma nova peça em qualquer intersecção livre do tabuleiro. La mossa consiste nel posizionare una nuova pedina in una qualsiasi intersezione libera del tavoliere.

ALe pedine, una volta giocate, non possono muovere, né essere rimosse dal tavoliere. peça, uma vez jogada, não se pode deslocar ou ser removida do tabuleiro. Neste jogo não há capturas. In questo gioco non esiste la cattura.

 

Objetivo:

 

L'obiettivo del gioco è quello di creare per primi una fila ininterrotta di almeno cinque pedine del proprio colore; questo allineamento può essere orizzontale, verticale o diagonale, ma non può essere lungo un percorso spezzato.O objetivo do jogo é criar uma primeira linha ininterrupta de pelo menos cinco peças da sua cor, este alinhamento pode ser horizontal, vertical ou diagonal, mas não pode ser quebrado ao longo de um caminho.

Quando un giocatore realizza la fila di cinque pedine la partita ha termine anche se rimangono ancora altre pedine a disposizione dei giocatori.Quando um jogador realiza uma fila de cinco peças, ganha o jogo, mesmo que outras jogadas estejam disponíveis aos jogadores.

In questo gioco chi inizia ha un leggero vantaggio sull'avversario: è quindi preferibile giocare un numero pari di partite alternando la prima mossa iniziale, in modo che nessun giocatore sia avvantaggiato.Neste jogo que deu início a uma ligeira vantagem a seu adversário conseguinte, é preferível jogar em igual número de jogadores, alternando a primeira jogada inicial, de modo que nenhum jogador seja beneficiado.

 

Esempio:Exemplo:

 

in figura 2 il Bianco gioca una pedina in l6 e vince alla mossa successiva; infatti il Nero non può impedire che il Bianco muova in una delle caselle vincenti: h6 e n6.Figura 2, a peça branca tem a vez (L6) e ganha o jogo no próximo movimento, pois a peça preta não pode impedir o movimento em uma das casas vencedoras: h6 e n6.

                                                                                                    

Variações

 

Variante Cambio ColoriVariante trocar de cor

 

In questa variante, ferme restando le regole base, dopo la terza pedina giocata in apertura (la seconda del Nero), il Bianco può decidere di scambiare i colori fra i due giocatori.Nesta variante, utilizamos as mesmas regras básicas já citadas, após o terceiro peão na abertura do jogo, a Branca pode decidir se troca de cor entre os dois jogadores. O exercício desta opção é considerado uma jogada. Na verdade, neste caso, passa da preta para a branca, dado que existem duas pretas no tabuleiro contra uma Branca, a Branca tem, agora, jogada. Esta variante é útil para anular a vantagem da primeira jogada.L'esercizio di questa opzione vale come una mossa.Infatti in questo caso il Bianco diventa Nero e, visto che ci sono due pedine Nere sul tavoliere contro una sola del Bianco, tocca ora al Bianco giocare.Questa variante è utile per annullare il vantaggio della prima mossa.

Variante 15x15


Variante 15x15

 

Ferme restando le regole base, si gioca su un tavoliere 15x15 intersezioni.Sem prejuízo das regras básicas, pode-se jogar em um tabuleiro 15x15.

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

EE ISABEL AMAZONAS

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?