Pular para o conteúdo principal

Fwd: TABLUT - O JOGO DOS VIKINGS.

TABLUT

Posição inicial e objetivo do jogo

Tablut é um popular jogo de tabuleiro que foi trazido ao conhecimento do público durante o sec. XVIII graças ao famoso biólogo sueco Carl Linné. O jogo desenrola-se num tabuleiro quadrado de 9x9 casas. As brancas controlam um rei e os seus oito guarda-costas, as pretas lutam contra as brancas com um exército de dezesseis mercenários. No início, o rei é colocado no quadrado central [trono], que é, quando o rei não se encontra nele, indicado através de um quadrado negro. Os guardas do rei situam-se em cada um dos quatro lados do trono, à volta do rei, e os mercenários ocupam os lados do tabuleiro conforme ilustrado nesta figura:

O objetivo das brancas é conseguir escapar com o seu rei até qualquer lado do tabuleiro. As pretas tentam capturar o rei branco.

Movimento das peças

Cada jogador pode mover uma peça de cada vez. O rei, os seus guardas e os mercenários movem-se todos da mesma forma - qualquer número de casas horizontal ou verticalmente (como a torre do Xadrez) com estas restrições:

 As peças não podem saltar sobre quaisquer outras peças.

 Apenas uma peça pode estar em cada casa.

 Após o rei deixar o seu trono, nenhuma peça se pode deslocar para lá. No entanto, uma peça pode saltar sobre o trono e terminar a sua jogada atrás do mesmo. (ex: a peça colocada uma casa à esquerda do trono pode mover-se para a casa duas casas à direita do trono se nenhuma outra peça bloquear o seu caminho).

Como capturar peças adversárias

Cada jogador pode capturar soldados inimigos cercando-os pelos dois lados horizontal ou verticalmente. Se um jogador colocar a sua peça entre duas peças adversárias, a peça não é capturada. O rei não pode capturar os seus inimigos, esta capacidade apenas está ao alcance dos guardas e dos mercenários. O soldado capturado é removido do tabuleiro e aparece na zona das peças capturadas. A figura seguinte mostra como as brancas capturam três mercenários pretos na mesma jogada (antes e após a captura).

Como terminar o jogo

O jogo termina quando se verificar uma ou mais das seguintes condições:

O rei atinge um lado do tabuleiro. As brancas ganham o jogo.

Os mercenários cercam o rei de todos os quatro lados e capturam-no. A segunda possibilidade é os mercenários cercarem o rei por três lados, tendo ele o trono no quarto lado (uma vez que ninguém, nem mesmo o rei, pode jogar para o trono). Nestes casos as pretas ganham o jogo.

Um jogador não pode fazer nenhuma jogada válida. Este jogador perde o jogo.

Postagens mais visitadas deste blog

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu
Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too

OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

MATERIAL:

- O tabuleiro do jogo
- 03 peças pretas
- 03 peças claras

REGRAS DO JOGO:

- Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
- Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado;
- Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
- Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
- Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos.


Bibliografia consultada:

Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

Trilha, também conhecido como Moinho, é um dos mais famosos dentre aqueles jogos em que se procura um alinhamento entre as peças, como o Gomoku, Jogo da Velha, Gnu, entre outros.

Diz-se que o tabuleiro da "Trilha" seria uma representação fenícia de seu império: o tabuleiro quadrado representando o mar, seu universo de conquistas; a casa central do tabuleiro, sendo Tiro, a capital fenícia; e as outras casas sendo as colônias fenícias, como Cádiz (Espanha) e Cartago (norte da África).

O objetivo neste jogo é buscar o alinhamento de 3 peças o que lhe dá o direito de capturar qualquer peça do adversário que não esteja em alinhamento. Ganha aquele jogador que tirar tantas peças do seu adversário tal que não haja mais possibilidades de alinhamento. Há, neste jogo 3 fases distintas. A primeira fase é o posicionamento das peças no tabuleiro, a segunda é a movimentação das peças para pontos adjacentes e a terceira fase, é a movimentação livre das peças, ou seja, não necessariamente pa…

QUEBRA-CABEÇAS DE METAL (PUZZLES EM METAL)

Extraido de www.matematica.no.sapo.pt estes puzzles, como são chamados os quebra-cabeças, fascinam pela quase impossibilidade de solução. Apresento o texto que extrair, na íntegra e sem a devida permissão de seus autores, do site mensionado e espero que se divirtam com tantas variedades de puzzles.


"Apresentação dos puzzles em metal "

Quem alguma vez teve que deslocar uma mesa de uma casa para outra ou ao longo de um corredor, sabe que o espaço tridimensional reserva algumas surpresas que quotidianamente passam despercebidas. Estas surpresas são bem conhecidas dos "viciados" na resolução/construção de puzzles de metal. Estes antigos ( e sempre atuais ) jogos artesanais consistem numa estrutura composta por duas ou mais peças de metal (fig. 1). Deste conjunto de peças entrelaçadas, o jogador deve separar uma delas - a peça problema - do resto do conjunto - a estrutura suporte - sem fazer deformações ou cortes.
A primeira impressão que temos quando confrontados com um pu…