Pular para o conteúdo principal

Fwd: TABLUT - O JOGO DOS VIKINGS.

TABLUT

Posição inicial e objetivo do jogo

Tablut é um popular jogo de tabuleiro que foi trazido ao conhecimento do público durante o sec. XVIII graças ao famoso biólogo sueco Carl Linné. O jogo desenrola-se num tabuleiro quadrado de 9x9 casas. As brancas controlam um rei e os seus oito guarda-costas, as pretas lutam contra as brancas com um exército de dezesseis mercenários. No início, o rei é colocado no quadrado central [trono], que é, quando o rei não se encontra nele, indicado através de um quadrado negro. Os guardas do rei situam-se em cada um dos quatro lados do trono, à volta do rei, e os mercenários ocupam os lados do tabuleiro conforme ilustrado nesta figura:

O objetivo das brancas é conseguir escapar com o seu rei até qualquer lado do tabuleiro. As pretas tentam capturar o rei branco.

Movimento das peças

Cada jogador pode mover uma peça de cada vez. O rei, os seus guardas e os mercenários movem-se todos da mesma forma - qualquer número de casas horizontal ou verticalmente (como a torre do Xadrez) com estas restrições:

 As peças não podem saltar sobre quaisquer outras peças.

 Apenas uma peça pode estar em cada casa.

 Após o rei deixar o seu trono, nenhuma peça se pode deslocar para lá. No entanto, uma peça pode saltar sobre o trono e terminar a sua jogada atrás do mesmo. (ex: a peça colocada uma casa à esquerda do trono pode mover-se para a casa duas casas à direita do trono se nenhuma outra peça bloquear o seu caminho).

Como capturar peças adversárias

Cada jogador pode capturar soldados inimigos cercando-os pelos dois lados horizontal ou verticalmente. Se um jogador colocar a sua peça entre duas peças adversárias, a peça não é capturada. O rei não pode capturar os seus inimigos, esta capacidade apenas está ao alcance dos guardas e dos mercenários. O soldado capturado é removido do tabuleiro e aparece na zona das peças capturadas. A figura seguinte mostra como as brancas capturam três mercenários pretos na mesma jogada (antes e após a captura).

Como terminar o jogo

O jogo termina quando se verificar uma ou mais das seguintes condições:

O rei atinge um lado do tabuleiro. As brancas ganham o jogo.

Os mercenários cercam o rei de todos os quatro lados e capturam-no. A segunda possibilidade é os mercenários cercarem o rei por três lados, tendo ele o trono no quarto lado (uma vez que ninguém, nem mesmo o rei, pode jogar para o trono). Nestes casos as pretas ganham o jogo.

Um jogador não pode fazer nenhuma jogada válida. Este jogador perde o jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e ...

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

QUEBRA-CABEÇA AFRICANO

ANEL AFRICANO Número de participantes: 01 Os canelas, da aldeia Escalvado, no Maranhão, testam a paciência com um desafio que o mundo conhece por "anel africano". A idéia é simples, e a solução é um racha-cuca. A versão indígena do quebra-cabeça é uma corda de buriti presa a uma vareta e a dois anéis de madeira que têm que ficar juntos (como mostra a figura abaixo). É um quebra-cabeça originário das tribos africanas, difundido pela população do litoral do golfo da Guiné, na África Ocidental. Esse jogo de diversão tem como características básicas, regras e propostas simples, porém com solução relativamente complicada, exigindo por isso, apurado raciocínio estratégico do jogador. Indicado para crianças a partir de 7 anos até terceira idade. Desenvolve o raciocínio espacial, a coordenação motora, a capacidade de observação, a reflexão, além de ser uma terapia e antiestresse. REGRAS DO ANEL AFRICANO OBJETIVO DO JOGO: Transferir o anel de uma laçada para outra do cordão, passando-...