domingo, 15 de junho de 2008

ESTEREOGRAMAS - ESTEREOSCOPIA

Extraido de : http://www.conticasos.nireblog.com/

"Nossos olhos são instrumentos maravilhosos mas, de vez em quando, se juntam ao nosso cérebro para nos enganar. Sabendo disso, não acredite piamente quando alguém lhe jurar que viu discos voadores, almas do outro mundo ou lobisomens. Mesmo se a pessoa for sincera e honesta é quase certo que tenha sido enganada por uma ilusão de ótica."
A palavra "estereoscopia" deriva do grego "stereos"e "skopein", que significam, respectivamente, "sólido", "relevo" e "olhar", "ver", quer dizer, visão em relevo। A frequente interpretação de "estéreo" no sentido de "dois" é resultante do fato de necessitarmos de dois olhos e dois ouvidos para vermos e ouvirmos espacialmente.
Porém, não é tão conhecida a possibilidade de produção de estereogramas, cuja observação dispense qualquer aparelho especial। No entanto, os auto-estereogramas que aqui serão apresentados apresentam uma particularidade: observados superficialmente, parecem uma composição de padrões dispostos apenas ao acaso e sem qualquer sentido। A imagem tridimensional só será identificada através de uma técnica de observação, cuja explicação será dada abaixo:

MÉTODO CONVERGENTE: fite o estereograma que se encontra estampado na tela do seu monitor, porém concentrando o seu olhar em um objeto imaginário como se estivesse localizado há alguns metros atrás da tela. Permaneça nessa posição por algum tempo sem desviar o olhar dessa posição. Decorrido alguns instantes nessa posição eis que num dado momento surge a figura em três dimensões, cuja imagem parece saltar do seu plano em direção aos nossos olhos.

MÉTODO DIVERGENTE: sentado em frente do monitor, suspenda um lápis há uns 20 cm।do seu nariz e fitando em direção à tela concentre seu olhar fixamente em sua ponta, permanecendo nessa posição por alguns instantes. Após alguns segundos , retire-o lentamente e eis que novamente surge a imagem só que em sentido contrário ao primeiro método. É possível que consiga reconhecer imediatamente a imagem tridimensional mesmo sem as seguintes instruções.

ESTEREOGRAMAS:

O que você vê?

Observe com mais calma!

Tenha calma! Fixe seu olhar em um ponto, no centro do estereograma.

consegue vê um coração?

Golfinhos? Onde?

Que belo dragão!

peixe

Olho de gato

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

ILUSÃO DE ÓTICA

Loading...

EE ISABEL AMAZONAS

O Go no mundo

Loading...

xadrez

Loading...

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?