terça-feira, 17 de junho de 2008

FANORONA

FANORONA
Possui regras simples e é considerado um dos melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos.
Para dois jogadores e muita diversão!

História:
O Fanorona (ou “FANORENE”) é um jogo originário de MADAGASCAR. Lá é usado em atividades divinatórias, e é jogado basicamente por pastores. Seu tabuleiro é simples, e suas peças podem ser facilmente improvisadas. O nome “Fanorona” derivaria de “FANO”, que é uma árvore, da qual se usa as sementes como peças para o jogo.
O tabuleiro lembra muito o “ALQUERQUE”, mas difere deste jogo, totalmente, na forma de captura das peças. Não há hierarquia entre as peças, ou seja, qualquer peça pode capturar uma peça (ou mais) do adversário.

REGRAS:
O Fanorona é jogado em tabuleiro de 45 casas formadas pelas interseções de 9 linhas verticais e 5 horizontais e também interligados por 10 linhas diagonais. Trata-se de uma disputa entre 02 jogadores que tem por objetivo final capturar todas as peças do seu adversário, cada um dos participantes possui 22 peças de igual valor e cores diferentes, as quais dão início ao jogo em posição simétrica no tabuleiro.
Escolhido por sorteio o jogador das brancas faz o primeiro movimento e a partir de então os participantes jogam uma única peça de cada vez. O deslocamento da s peças é feito ao longo das linhas horizontais, verticais e diagonais do tabuleiro sempre no sentido de ocupar uma casa que esteja vaga e seja adjacente à casa em que se encontra a peça a ser movida. Nesse jogo a captura de uma peça pode ser de 2 maneiras: Por aproximação ou por afastamento.

(i) CAPTURA POR APROXIMAÇÃO:
Esse tipo de captura ocorre quando ao encontrar uma casa vaga, uma peça encontra uma peça adversária na casa adjacente que se encontra na mesma linha e na mesma direção em que se desloca. Se houver outras peças adversárias ocupando as casas seguintes da mesma linha sem que haja nenhuma casa vazia entre elas, todas serão capturadas.

(ii) CAPTURA POR AFASTAMENTO:
Quando uma peça se afasta das peças adversárias que ocupa as casas adjacentes situadas na mesma linha em uma posição contrária a direção em que ela se movimenta. Se a peça branca desloca-se para a casa vaga adjacente fazendo o movimento indicado pela reta ela irá capturar por afastamento as três peças pretas que estão situadas na mesma linha.

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

EE ISABEL AMAZONAS

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?