Pular para o conteúdo principal

FANORONA

FANORONA
Possui regras simples e é considerado um dos melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos.
Para dois jogadores e muita diversão!

História:
O Fanorona (ou “FANORENE”) é um jogo originário de MADAGASCAR. Lá é usado em atividades divinatórias, e é jogado basicamente por pastores. Seu tabuleiro é simples, e suas peças podem ser facilmente improvisadas. O nome “Fanorona” derivaria de “FANO”, que é uma árvore, da qual se usa as sementes como peças para o jogo.
O tabuleiro lembra muito o “ALQUERQUE”, mas difere deste jogo, totalmente, na forma de captura das peças. Não há hierarquia entre as peças, ou seja, qualquer peça pode capturar uma peça (ou mais) do adversário.

REGRAS:
O Fanorona é jogado em tabuleiro de 45 casas formadas pelas interseções de 9 linhas verticais e 5 horizontais e também interligados por 10 linhas diagonais. Trata-se de uma disputa entre 02 jogadores que tem por objetivo final capturar todas as peças do seu adversário, cada um dos participantes possui 22 peças de igual valor e cores diferentes, as quais dão início ao jogo em posição simétrica no tabuleiro.
Escolhido por sorteio o jogador das brancas faz o primeiro movimento e a partir de então os participantes jogam uma única peça de cada vez. O deslocamento da s peças é feito ao longo das linhas horizontais, verticais e diagonais do tabuleiro sempre no sentido de ocupar uma casa que esteja vaga e seja adjacente à casa em que se encontra a peça a ser movida. Nesse jogo a captura de uma peça pode ser de 2 maneiras: Por aproximação ou por afastamento.

(i) CAPTURA POR APROXIMAÇÃO:
Esse tipo de captura ocorre quando ao encontrar uma casa vaga, uma peça encontra uma peça adversária na casa adjacente que se encontra na mesma linha e na mesma direção em que se desloca. Se houver outras peças adversárias ocupando as casas seguintes da mesma linha sem que haja nenhuma casa vazia entre elas, todas serão capturadas.

(ii) CAPTURA POR AFASTAMENTO:
Quando uma peça se afasta das peças adversárias que ocupa as casas adjacentes situadas na mesma linha em uma posição contrária a direção em que ela se movimenta. Se a peça branca desloca-se para a casa vaga adjacente fazendo o movimento indicado pela reta ela irá capturar por afastamento as três peças pretas que estão situadas na mesma linha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

MEHEN

JOGO MEHEN De origem egípcia, um dos jogos mais antigos, na história dos jogos de tabuleiro, também conhecido como o “jogo da Serpente”. O seu nome deriva da palavra que em hieróglifo pode ser lido como mhn, cujo significado é "laminados serpente". Pode ser praticado por duas ou mais pessoas, ideal se contar com seis participantes. Uma das representações mais antiga foi encontrada em Saqqara, na tumba de Hesy. Aqui além do tabuleiro, seis peões são representados com a cabeça de leão e seis pedras esféricas provavelmente utilizadas como um meio de aposta. Altri scavi archeologici hanno portato alla luce molti tavolieri di Mehen; alcuni sono dotati di un supporto centrale che li rende simili a un vero e proprio tavolo da gioco, altri hanno un foro per poterli appendere al muro. Outras escavações trouxeram à luz muitos tabuleiros de Mehen; alguns estão equipados com uma central de apoio que os torna um verdadeiro quadro similar ao jogo, outros, têm um furo para poder pendurá-lo