Pular para o conteúdo principal

BHAGA CHAL

BHAGA CHAL
Outro excelente jogo e de uma simplicidade extrema. espero que goste. Os jogos de tabuleiro você encontra no site: http://www.jogos.antigos.nom.br/. Trata-se de um jogo de estratégia que confronta a quantidade X Qualidade. Tradicional jogo do Nepal. Mais um jogo trabalhado na "I Mostra de Jogos de Tabuleiro - ISAM"

i) DESENVOLVIMENTO:

O JOGO: A disputa entre quantidade e qualidade, ou seja, o equilíbrio.

ii) O OBJETIVO:

(a) TIGRE: O objetivo do tigre é comer 5 cabras.

(b) CABRAS: O objetivo das cabras é colocar os tigres em uma posição em que eles não possam se mover.

iii) MOVIMENTOS:

(a) TIGRES: Podem se mover a partir da primeira fase do jogo, para qualquer lado de acordo com as retas, porém, para capturar uma cabra ele deve saltar para a casa adjacente, sendo que, em uma linha reta.

(b) CABRAS: Podem se mover a partir da segunda fase do jogo. Na segunda fase podem se mover para qualquer lado de acordo com as retas.

iv) EM RESUMO:

Bagha Chal é o jogo nacional do Nepal. É jogado com 4 tigres e 20 cabras. Há dois estágios no jogo. No início do jogo, os quatro (4) tigres são colocados nos cantos do tabuleiro e as 20 cabras são colocadas a um lado. As cabras começam colocando uma cabra no tabuleiro em qualquer lugar alternadamente com o jogador do tigre. Durante a primeira fase do jogo, as cabras não podem ser movidas, uma vez colocadas o tabuleiro, até que todas as cabras estejam colocadas no tabuleiro. Os tigres devem capturar cinco cabras ou imobiliza-las, fazendo com que elas não tenham para onde se mover. No primeiro estágio, as cabras são colocadas no tabuleiro uma de cada vez que alterna com os movimentos dos tigres. O jogador das cabras não pode mover nenhuma das cabras, durante a primeira fase. O jogador da cabra deve sempre colocar cabras até que esta fase acabe. Isso significa que se uma cabra estiver sendo ameaçada por um tigre a única maneira de o jogador da cabra pode conservá-la é colocando uma outra cabra de modo que o jogador do tigre não possa saltar “ou comer” a cabra. Na segunda fase, as partes movem-se do espaço para o espaço ao longo das linhas em todo0s os sentidos. O jogador dos tigres tem dois tipos possíveis de movimentos. Podem mover-se ou comer uma cabra. Para comer uma cabra, um tigre deve poder saltar sobre a cabra. Os tigres podem somente saltar sobre uma linha reta. Mais de uma cabra pode ser “comida” durante um movimento pelo tigre tão por muito tempo como está em uma linha reta. As cabras defendem de encontro à “comida” não tendo nenhum ligar aberto para tigres saltarem para outro lado. Em determinadas circunstâncias é possível alcançar um empate onde uma cabra possa se mover entre dois lugares para o sustento de ser capturada ou imobilizada. Em nenhum evento, um jogador da cabra não pode mover uma cabra e fora da mesma posição mais de duas vezes sem mover uma outra cabra. O jogo termina quando um tigre capturar 5 cabras, (durante a primeira ou segunda fase do jogo) deixando somente 15 cabras, o jogo também termina deixando ou as cabras ou tigres imobilizados. Fazendo com que o jogador não tenha para onde se mover.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

QUEBRA-CABEÇA AFRICANO

ANEL AFRICANO Número de participantes: 01 Os canelas, da aldeia Escalvado, no Maranhão, testam a paciência com um desafio que o mundo conhece por "anel africano". A idéia é simples, e a solução é um racha-cuca. A versão indígena do quebra-cabeça é uma corda de buriti presa a uma vareta e a dois anéis de madeira que têm que ficar juntos (como mostra a figura abaixo). É um quebra-cabeça originário das tribos africanas, difundido pela população do litoral do golfo da Guiné, na África Ocidental. Esse jogo de diversão tem como características básicas, regras e propostas simples, porém com solução relativamente complicada, exigindo por isso, apurado raciocínio estratégico do jogador. Indicado para crianças a partir de 7 anos até terceira idade. Desenvolve o raciocínio espacial, a coordenação motora, a capacidade de observação, a reflexão, além de ser uma terapia e antiestresse. REGRAS DO ANEL AFRICANO OBJETIVO DO JOGO: Transferir o anel de uma laçada para outra do cordão, passando-