Pular para o conteúdo principal

BHAGA CHAL

BHAGA CHAL
Outro excelente jogo e de uma simplicidade extrema. espero que goste. Os jogos de tabuleiro você encontra no site: http://www.jogos.antigos.nom.br/. Trata-se de um jogo de estratégia que confronta a quantidade X Qualidade. Tradicional jogo do Nepal. Mais um jogo trabalhado na "I Mostra de Jogos de Tabuleiro - ISAM"

i) DESENVOLVIMENTO:

O JOGO: A disputa entre quantidade e qualidade, ou seja, o equilíbrio.

ii) O OBJETIVO:

(a) TIGRE: O objetivo do tigre é comer 5 cabras.

(b) CABRAS: O objetivo das cabras é colocar os tigres em uma posição em que eles não possam se mover.

iii) MOVIMENTOS:

(a) TIGRES: Podem se mover a partir da primeira fase do jogo, para qualquer lado de acordo com as retas, porém, para capturar uma cabra ele deve saltar para a casa adjacente, sendo que, em uma linha reta.

(b) CABRAS: Podem se mover a partir da segunda fase do jogo. Na segunda fase podem se mover para qualquer lado de acordo com as retas.

iv) EM RESUMO:

Bagha Chal é o jogo nacional do Nepal. É jogado com 4 tigres e 20 cabras. Há dois estágios no jogo. No início do jogo, os quatro (4) tigres são colocados nos cantos do tabuleiro e as 20 cabras são colocadas a um lado. As cabras começam colocando uma cabra no tabuleiro em qualquer lugar alternadamente com o jogador do tigre. Durante a primeira fase do jogo, as cabras não podem ser movidas, uma vez colocadas o tabuleiro, até que todas as cabras estejam colocadas no tabuleiro. Os tigres devem capturar cinco cabras ou imobiliza-las, fazendo com que elas não tenham para onde se mover. No primeiro estágio, as cabras são colocadas no tabuleiro uma de cada vez que alterna com os movimentos dos tigres. O jogador das cabras não pode mover nenhuma das cabras, durante a primeira fase. O jogador da cabra deve sempre colocar cabras até que esta fase acabe. Isso significa que se uma cabra estiver sendo ameaçada por um tigre a única maneira de o jogador da cabra pode conservá-la é colocando uma outra cabra de modo que o jogador do tigre não possa saltar “ou comer” a cabra. Na segunda fase, as partes movem-se do espaço para o espaço ao longo das linhas em todo0s os sentidos. O jogador dos tigres tem dois tipos possíveis de movimentos. Podem mover-se ou comer uma cabra. Para comer uma cabra, um tigre deve poder saltar sobre a cabra. Os tigres podem somente saltar sobre uma linha reta. Mais de uma cabra pode ser “comida” durante um movimento pelo tigre tão por muito tempo como está em uma linha reta. As cabras defendem de encontro à “comida” não tendo nenhum ligar aberto para tigres saltarem para outro lado. Em determinadas circunstâncias é possível alcançar um empate onde uma cabra possa se mover entre dois lugares para o sustento de ser capturada ou imobilizada. Em nenhum evento, um jogador da cabra não pode mover uma cabra e fora da mesma posição mais de duas vezes sem mover uma outra cabra. O jogo termina quando um tigre capturar 5 cabras, (durante a primeira ou segunda fase do jogo) deixando somente 15 cabras, o jogo também termina deixando ou as cabras ou tigres imobilizados. Fazendo com que o jogador não tenha para onde se mover.

Postagens mais visitadas deste blog

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu
Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too

OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas.

NÚMERO DE JOGADORES: 02

MATERIAL:

- O tabuleiro do jogo
- 03 peças pretas
- 03 peças claras

REGRAS DO JOGO:

- Cada jogador pega 03 peças da mesma cor;
- Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado;
- Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
- Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças.
- Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos.


Bibliografia consultada:

Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

TRILHA OU MOINHO

Trilha, também conhecido como Moinho, é um dos mais famosos dentre aqueles jogos em que se procura um alinhamento entre as peças, como o Gomoku, Jogo da Velha, Gnu, entre outros.

Diz-se que o tabuleiro da "Trilha" seria uma representação fenícia de seu império: o tabuleiro quadrado representando o mar, seu universo de conquistas; a casa central do tabuleiro, sendo Tiro, a capital fenícia; e as outras casas sendo as colônias fenícias, como Cádiz (Espanha) e Cartago (norte da África).

O objetivo neste jogo é buscar o alinhamento de 3 peças o que lhe dá o direito de capturar qualquer peça do adversário que não esteja em alinhamento. Ganha aquele jogador que tirar tantas peças do seu adversário tal que não haja mais possibilidades de alinhamento. Há, neste jogo 3 fases distintas. A primeira fase é o posicionamento das peças no tabuleiro, a segunda é a movimentação das peças para pontos adjacentes e a terceira fase, é a movimentação livre das peças, ou seja, não necessariamente pa…

QUEBRA-CABEÇAS DE METAL (PUZZLES EM METAL)

Extraido de www.matematica.no.sapo.pt estes puzzles, como são chamados os quebra-cabeças, fascinam pela quase impossibilidade de solução. Apresento o texto que extrair, na íntegra e sem a devida permissão de seus autores, do site mensionado e espero que se divirtam com tantas variedades de puzzles.


"Apresentação dos puzzles em metal "

Quem alguma vez teve que deslocar uma mesa de uma casa para outra ou ao longo de um corredor, sabe que o espaço tridimensional reserva algumas surpresas que quotidianamente passam despercebidas. Estas surpresas são bem conhecidas dos "viciados" na resolução/construção de puzzles de metal. Estes antigos ( e sempre atuais ) jogos artesanais consistem numa estrutura composta por duas ou mais peças de metal (fig. 1). Deste conjunto de peças entrelaçadas, o jogador deve separar uma delas - a peça problema - do resto do conjunto - a estrutura suporte - sem fazer deformações ou cortes.
A primeira impressão que temos quando confrontados com um pu…