terça-feira, 17 de junho de 2008

BHAGA CHAL

BHAGA CHAL
Outro excelente jogo e de uma simplicidade extrema. espero que goste. Os jogos de tabuleiro você encontra no site: http://www.jogos.antigos.nom.br/. Trata-se de um jogo de estratégia que confronta a quantidade X Qualidade. Tradicional jogo do Nepal. Mais um jogo trabalhado na "I Mostra de Jogos de Tabuleiro - ISAM"

i) DESENVOLVIMENTO:

O JOGO: A disputa entre quantidade e qualidade, ou seja, o equilíbrio.

ii) O OBJETIVO:

(a) TIGRE: O objetivo do tigre é comer 5 cabras.

(b) CABRAS: O objetivo das cabras é colocar os tigres em uma posição em que eles não possam se mover.

iii) MOVIMENTOS:

(a) TIGRES: Podem se mover a partir da primeira fase do jogo, para qualquer lado de acordo com as retas, porém, para capturar uma cabra ele deve saltar para a casa adjacente, sendo que, em uma linha reta.

(b) CABRAS: Podem se mover a partir da segunda fase do jogo. Na segunda fase podem se mover para qualquer lado de acordo com as retas.

iv) EM RESUMO:

Bagha Chal é o jogo nacional do Nepal. É jogado com 4 tigres e 20 cabras. Há dois estágios no jogo. No início do jogo, os quatro (4) tigres são colocados nos cantos do tabuleiro e as 20 cabras são colocadas a um lado. As cabras começam colocando uma cabra no tabuleiro em qualquer lugar alternadamente com o jogador do tigre. Durante a primeira fase do jogo, as cabras não podem ser movidas, uma vez colocadas o tabuleiro, até que todas as cabras estejam colocadas no tabuleiro. Os tigres devem capturar cinco cabras ou imobiliza-las, fazendo com que elas não tenham para onde se mover. No primeiro estágio, as cabras são colocadas no tabuleiro uma de cada vez que alterna com os movimentos dos tigres. O jogador das cabras não pode mover nenhuma das cabras, durante a primeira fase. O jogador da cabra deve sempre colocar cabras até que esta fase acabe. Isso significa que se uma cabra estiver sendo ameaçada por um tigre a única maneira de o jogador da cabra pode conservá-la é colocando uma outra cabra de modo que o jogador do tigre não possa saltar “ou comer” a cabra. Na segunda fase, as partes movem-se do espaço para o espaço ao longo das linhas em todo0s os sentidos. O jogador dos tigres tem dois tipos possíveis de movimentos. Podem mover-se ou comer uma cabra. Para comer uma cabra, um tigre deve poder saltar sobre a cabra. Os tigres podem somente saltar sobre uma linha reta. Mais de uma cabra pode ser “comida” durante um movimento pelo tigre tão por muito tempo como está em uma linha reta. As cabras defendem de encontro à “comida” não tendo nenhum ligar aberto para tigres saltarem para outro lado. Em determinadas circunstâncias é possível alcançar um empate onde uma cabra possa se mover entre dois lugares para o sustento de ser capturada ou imobilizada. Em nenhum evento, um jogador da cabra não pode mover uma cabra e fora da mesma posição mais de duas vezes sem mover uma outra cabra. O jogo termina quando um tigre capturar 5 cabras, (durante a primeira ou segunda fase do jogo) deixando somente 15 cabras, o jogo também termina deixando ou as cabras ou tigres imobilizados. Fazendo com que o jogador não tenha para onde se mover.

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

EE ISABEL AMAZONAS

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?