Os tabuleiros dos Mancalas nada mais são que uma série de cavidade escavada num pedaço de madeira.
1 – Kalah (variante)No Kalah usam-se 36 sementes. O jogo é para dois participantes. Antes de iniciar a partida, eles devem pôr três sementes em cada cavidade, chamadas – “casa”. As duas maiores, nas extremidades – as “casas de acumulação” ou “Kalahs” – ficam vazias. O território de cada jogador é composto pelas seis casas do lado dele, mais a casa de acumulação à sua direita.
1.1- Regras do jogo:
i) Cada um faz uma jogada por vez, que consiste em pegar todas as sementes de qualquer cavidade de seu próprio território, mas nunca do Kalah, e semeá-las uma em cada buraco, no sentido anti-horário, incluindo a Kalah próprio.
ii) Nunca se semeia no Kalah do adversário. Sempre que a semente cai no Kalah, o jogador tem o direito de fazer um novo lance em seguida.
iii) Ocorre captura, quando a última semente cai numa casa vazia do seu próprio território. Nesse caso, o jogador pega todas as sementes que estiverem na casa oposta, no território do adversário, e as coloca no seu Kalah, junto com a semente que fez a captura.
iv) Uma jogada só termina, quando a última peça semeada cai em qualquer casa ocupada (exceto o Kalah), ou numa casa vazia do território oponente ou quando houver captura.
A partida prossegue até que todas as peças sejam capturadas ou um dos jogadores fique sem sementes. Situação em que o adversário pega todas as peças remanescentes para si. Vence o jogo quem tiver mais peças no seu Kalah.
2 – Awelé:
Uma das modalidades de Mancalas praticadas no costa do Ocidente Africano, tendo como variante o número de sementes e suas distribuições nas casa.
Para jogar o Awelé, são necessárias 48 sementes distribuídas em seis cavidades com quatro sementes em cada buraco. As duas casas maiores, nas extremidades do tabuleiro, não são usadas no jogo propriamente dito, mas sevem para os jogadores colocarem as sementes capturadas.
TABULEIRO DE MANCALA (Awelé)
Os jogadores se alternam, fazendo um lance por vez. A cada vez de jogar, o jogador deve pegar todas as sementes de uma casa não de seu território e, parti-las, “semeando-as”, pelas casas seguintes, uma peça em cada casa. Para tanto, as doze casas do tabuleiro são consideradas como se fosse um círculo, que deve ser percorrido sempre no sentido anti-horário. Se o número de sementes a serem semeadas for maior que onze, dá-se uma volta completa pelo tabuleiro, pula-se a casa de partida sem deixar ali nenhuma peça e prossegue-se repartindo as restantes pelas casas seguintes. Feito isso, a vez passa para o adversário.
Para haver captura é necessário que a última casa onde o jogador semeou satisfaça duas condições:
i) Pertença ao campo adversário;
ii) Contenha duas ou três sementes, já contando com aquela recém-semeada.
Neste caso, o jogador pega para si as sementes dessa casa e também as sementes da casa precedente, desde que ela também satisfaça as duas condições. E também as da segunda precedente e assim por diante, até chegar a uma casa que não mais satisfaça as condições, quando então se encerra a jogada. As peças capturadas são retiradas do joga e postas num dos buracos das extremidades.
Obs.: O jogador não pode deixar o adversário sem sementes em seu campo. Se isso ocorrer, o jogador deverá “da de comer” ao adversário, como dizem tradicionalmente, fazendo uma jogada que recoloque sementes no campo dele, desde que isso seja possível em um único lance. Caso contrário, a partida termina e o jogador pega para si todas as sementes que restaram em seu campo. A partida termina se restarem tão poucas sementes sobre o tabuleiro que nenhuma capturada seja mais possível. Neste caso, essas peças não ficam com ninguém. Tanto num caso como no outro o vencedor será aquele que tiver capturado mais sementes.
Outras denominações da mancala:
Adi – Daomé
Andot - Sudão, especialmente pela tribo Bega - é jogado no chão, com excrementos secos de camelo
Aware, Awalé, Awari - Alto Volta, Suriname
Ayo – NigériaBaulé - Costa do Marfim, Filipinas e Ilhas Sonda
Jodu
Kakua - Gana, Nigéria
Kalah – ArgéliaOware - Gana - era jogado especialmente pelos famosos Ashanti
Tantam - Apachi
Walu, Adji e Ti – Brasil
Wari - Sudão, Gâmbia, Senegal, Haiti.
Veja alguns tabuleiros, a seguir:
na mancala awelé não tá escrito as regras
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