Pular para o conteúdo principal

SPECULATE

SPECULATE


Excelente jogo para dois ou mais jogadores. Trabalhamos este jogo na "I MOSTRA DE JOGOS DE TABULEIROS E QUEBRA-CABEÇAS LÓGICOS E MATEMÁTICOS" apresentado no Colégio Estadual Ensino Médio "Isabel Amazonas" - ISAN, situado no município de Ananindeua/PA, por alunos daquela escola em um evendo multidiciplinar.




Um pouco de história sobre o jogo

Conta-se que os envolvidos na Guerra de Tróia ocasionalmente jogavam dados para aliviar tensões. Mas os dados são muito mais antigos. Alguns exemplares foram encontrados na tumba do faraó Tutankamon que governou o Egito entre 1.334 a 1.325 a.C.
Na idade média eles foram proibidos pela Igreja que os considerava perigosos para o homem, uma invenção do diabo. Mas o próprio clero era atraído por este tipo de jogo. Conta-se que certa vez o abade Boismont, durante uma partida chegou a declara: - “Se não ganhar, revelarei o segredo da Igreja”. Perdido o lance, cumpriu a ameaça anunciando que o Purgatório não existia.

SPECULATE remonta aos tradicionais jogos de dados, sendo muito popular em pubs e clubes fechados. E agora é reunir amigos, lançar os dados e contar com a sorte!

REGRAS DO JOGO

Você tem em mãos um jogo raro e muito interessante. Bom divertimento!
Número de jogadores: 2 ou mais.
Material: Tabuleiro, 33 bolas e 01 dado.
Objetivo: Preencher os furos 1, 3 e 5, para começar o jogo. As bolas restantes devem ser distribuídas igualmente entre os jogadores. Joga-se o dado para definir quem começa a partida. Caso sobrem bolas, elas podem ser colocadas na cavidade maior do tabuleiro e ali devem permanecer até o término do jogo.

Movimentação: O primeiro jogador diz quantas vezes quer lançar o dado para alcançar o objetivo. O máximo é o número de bolas que ele tem na mão naquele momento.
A cada vez que o dado é lançado, o número indica o furo onde uma bola deve ser colocada.
Se o lugar correspondente ao número do dado está vago, ele coloca uma bola ali, quando o lugar já está ocupado, o jogador pega essa bola.
Se o número 6 for tirado no dado, a bola é colocada no furo 6 e rola definitivamente pela cavidade. O jogador continua a jogar o dado até o número que ele arriscou ao iniciar. E passa a vez para outro jogador.
O próximo jogador define a quantidade de vezes que quer lançar o dado. E assim sucessivamente.

Observação: O número de bolas nas mãos dos jogadores vai oscilar.

Vencedor: O primeiro jogador que ficar sem bolas nas mãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

MEHEN

JOGO MEHEN De origem egípcia, um dos jogos mais antigos, na história dos jogos de tabuleiro, também conhecido como o “jogo da Serpente”. O seu nome deriva da palavra que em hieróglifo pode ser lido como mhn, cujo significado é "laminados serpente". Pode ser praticado por duas ou mais pessoas, ideal se contar com seis participantes. Uma das representações mais antiga foi encontrada em Saqqara, na tumba de Hesy. Aqui além do tabuleiro, seis peões são representados com a cabeça de leão e seis pedras esféricas provavelmente utilizadas como um meio de aposta. Altri scavi archeologici hanno portato alla luce molti tavolieri di Mehen; alcuni sono dotati di un supporto centrale che li rende simili a un vero e proprio tavolo da gioco, altri hanno un foro per poterli appendere al muro. Outras escavações trouxeram à luz muitos tabuleiros de Mehen; alguns estão equipados com uma central de apoio que os torna um verdadeiro quadro similar ao jogo, outros, têm um furo para poder pendurá-lo