Pular para o conteúdo principal

QUINTETO

Número de participantes: 06
Jogo para seis pessoas, o que por si só já é uma curiosidade. O jogo parece ter sido inventado pelo diretor de cinema ROBERT ALTMAN, para o filme do mesmo nome, estrelado por Paul Newman. Muito interessante e dinâmico. O jogo que deu origem a um filme. Um brilhante duelo de planejamento, inteligência e sorte. Prende a atenção dos participantes.
REGRAS DO QUINTETO:
Material: Tabuleiro, 18 pedras, sendo 3 de uma mesma cor para cada jogador, 2 dados.
OBJETIVO DO JOGO: Eliminar as pedras dos outros jogadores.
PREPARAÇÃO: Coloca-se o tabuleiro no centro e distribuem-se as 3 pedras de cada jogador. Decide-se quem será o jogador que ficará de fora na primeira fase da partida. Os outros 5 jogadores sentam-se de frente para um dos lados do tabuleiro e colocam 2 de suas pedras na casa central à sua frente. A 3ª pedra é colocada no centro do tabuleiro.
1ª FASE:

MOVIMENTAÇÃO:

1 – O 6º jogador, que não participa da movimentação de pedras nessa fase, pega as 5 pedras do centro do tabuleiro e as distribui nas casas de 1 a 5 (ver desenho acima). Com isso, ele estará decidindo quem perseguirá quem. Cada um dos outros 5 jogadores tentará eliminar o jogador que está com as pedras da mesma cor da pedra colocada no centro do tabuleiro à esquerda de sua própria pedra.

2 – Os 5 jogadores assentados ao redor do tabuleiro lançam 1 dado cada um para decidirem quem inicia a partida. Quem tirar o maior número será o 1º a jogar. O 2º será quem estiver à sua esquerda e assim sucessivamente até o 5º jogador. A partir do início os 5 jogadores se alternam no lançamento dos 2 dados.

3 – A cada lançamento de dados o jogador é obrigado a mover pelo menos uma pedra com a soma dos 2 dados, ou 2 pedras, cada uma com o valor tirado em cada um dos dados. As pedras podem se mover nos dois sentidos, horário e anti-horário, segundo a vontade do jogador e sempre podem ultrapassar qualquer casa ocupada por outras pedras.

4 – Quando um jogador alcançar com uma de suas pedras, uma casa ocupada por 1 ou 2 pedras do jogador ao qual ele tem que eliminar, essa(s) pedra(s) sai do jogo. No segundo caso o jogador que estava com as pedras que foram capturadas é eliminado do jogo.

5 – Quando um jogador alcança uma casa com 1 ou 2 pedras de qualquer um dos outros 3 jogadores assentados ao redor do tabuleiro, eles fazem uma aliança. Enquanto estiverem juntas, essas pedras não poderão ser capturadas por seus respectivos perseguidores.

6 – A cada vez que um jogador tira 6 em um dos dados, ele pode colocar uma de suas pedras na faixa intermediária no tabuleiro (ver desenho) que é denominado de "LIMBO". Enquanto estiver nessa faixa a pedra não pode ser capturada. Mas o jogador terá que abandonar o limbo quando não tiver outra opção de movimento. Para sair do limbo cada jogador utiliza novamente sua casa central no lado do tabuleiro à sua frente.

7 – Um jogador elimina o seu perseguidor quando consegue capturar as suas 2 pedras em movime3nto. A 3ª pedra, colocada no centro do tabuleiro, nunca entra em movimentação e sai do tabuleiro quando o 6º jogador faz novos arranjos.

8 – A cada vez que um jogador é eliminado, o 6º jogador faz um novo arranjo com as pedras no centro do tabuleiro, estabelecendo uma nova cadeia de perseguidores. A 1ª fase da partida continua com as mesmas regras até que reste apenas jogador com pelo menos 1 pedra em condição de movimento.

2ª FASE:

PREPARAÇÃO: O 6º jogador coloca pedras na casa central que preferir e inicia uma nova partida lançando os 2 dados.

MOVIMENTAÇÃO:

1 – Na 2ª fase valem as mesmas regras da 1ª, além de 2 novas regras:

a) Quando um jogador tirar 5 em um dos dados ele elimina qualquer pedra do adversário que não esteja no limbo. Para isso ele não precisa chegar até a casa ocupada pela pedra adversária.

b) Quando um jogador tirar 5 nos dois dados ele elimina de vez o adversário, onde estiverem suas pedras. É o Quinteto.

VENCEDOR: O jogador que vencer a 2ª fase, eliminando as duas pedras em condições de movimento do adversário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YAM - combinação de sorte com raciocínio lógico

YAM   REGRA   Um jogo que oferece a combinação de sorte com raciocínio lógico. Vence o jogo quem conseguir o maior numero de pontos possíveis. Yam pode ser jogado por um numero qualquer de pessoas. Porém, jogar com um numero superior a 6 pode tornar o jogo muito lento.   COMPONENTES   • 5 dados • 1 bloco de tabelas • 1 copo   PREPARAÇÃO   Cada jogador precisa de uma folha do bloco de tabelas e de um lápis ou caneta.   OBJETIVO DO JOGO   Preencher todos os quadros da tabela de modo a obter, no resultado total final, o maior número de pontos possível.   TABELA   Todos os quadros da tabela devem ser preenchidos. Quando, terminados os lançamentos, o jogador não conseguir um resultado satisfatório, deve riscar qualquer um dos quadros que ainda estiver em branco. JOGANDO OS DADOS   Inicia o jogo quem obtiver o maior resultado no lançamento dos dados. Cada jogador pode, na sua vez, lançar no máximo 3 vezes o dado. O primeiro lançamento e ...

Tsoro Yematatu - Um jogo do Zimbábue

Tsoro Yematatu Pronuncia-se: TSOH-roh YEH-mah-TAH-too OBJETIVO: Ser o último jogador a fazer uma linha com três peças suas. NÚMERO DE JOGADORES: 02 MATERIAL: - O tabuleiro do jogo - 03 peças pretas - 03 peças claras REGRAS DO JOGO: - Cada jogador pega 03 peças da mesma cor; - Na sua vez, Cada jogador coloca uma peça sua no círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado; - Quando todas as 06 peças (três de cada jogador) estiveram nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. - Cada jogador só pode ocupar um único circulo por uma de suas peças. - Ganha quem primeiro alinha as suas três peças em linha reta, de acordo com as retas que ligam os círculos. Bibliografia consultada: Zaslavsky, C. (1998). Math games and activities from around the world. Chicago. Chicago Review Press.

QUEBRA-CABEÇA AFRICANO

ANEL AFRICANO Número de participantes: 01 Os canelas, da aldeia Escalvado, no Maranhão, testam a paciência com um desafio que o mundo conhece por "anel africano". A idéia é simples, e a solução é um racha-cuca. A versão indígena do quebra-cabeça é uma corda de buriti presa a uma vareta e a dois anéis de madeira que têm que ficar juntos (como mostra a figura abaixo). É um quebra-cabeça originário das tribos africanas, difundido pela população do litoral do golfo da Guiné, na África Ocidental. Esse jogo de diversão tem como características básicas, regras e propostas simples, porém com solução relativamente complicada, exigindo por isso, apurado raciocínio estratégico do jogador. Indicado para crianças a partir de 7 anos até terceira idade. Desenvolve o raciocínio espacial, a coordenação motora, a capacidade de observação, a reflexão, além de ser uma terapia e antiestresse. REGRAS DO ANEL AFRICANO OBJETIVO DO JOGO: Transferir o anel de uma laçada para outra do cordão, passando-...