quinta-feira, 19 de junho de 2008

QUINTETO

Número de participantes: 06
Jogo para seis pessoas, o que por si só já é uma curiosidade. O jogo parece ter sido inventado pelo diretor de cinema ROBERT ALTMAN, para o filme do mesmo nome, estrelado por Paul Newman. Muito interessante e dinâmico. O jogo que deu origem a um filme. Um brilhante duelo de planejamento, inteligência e sorte. Prende a atenção dos participantes.
REGRAS DO QUINTETO:
Material: Tabuleiro, 18 pedras, sendo 3 de uma mesma cor para cada jogador, 2 dados.
OBJETIVO DO JOGO: Eliminar as pedras dos outros jogadores.
PREPARAÇÃO: Coloca-se o tabuleiro no centro e distribuem-se as 3 pedras de cada jogador. Decide-se quem será o jogador que ficará de fora na primeira fase da partida. Os outros 5 jogadores sentam-se de frente para um dos lados do tabuleiro e colocam 2 de suas pedras na casa central à sua frente. A 3ª pedra é colocada no centro do tabuleiro.
1ª FASE:

MOVIMENTAÇÃO:

1 – O 6º jogador, que não participa da movimentação de pedras nessa fase, pega as 5 pedras do centro do tabuleiro e as distribui nas casas de 1 a 5 (ver desenho acima). Com isso, ele estará decidindo quem perseguirá quem. Cada um dos outros 5 jogadores tentará eliminar o jogador que está com as pedras da mesma cor da pedra colocada no centro do tabuleiro à esquerda de sua própria pedra.

2 – Os 5 jogadores assentados ao redor do tabuleiro lançam 1 dado cada um para decidirem quem inicia a partida. Quem tirar o maior número será o 1º a jogar. O 2º será quem estiver à sua esquerda e assim sucessivamente até o 5º jogador. A partir do início os 5 jogadores se alternam no lançamento dos 2 dados.

3 – A cada lançamento de dados o jogador é obrigado a mover pelo menos uma pedra com a soma dos 2 dados, ou 2 pedras, cada uma com o valor tirado em cada um dos dados. As pedras podem se mover nos dois sentidos, horário e anti-horário, segundo a vontade do jogador e sempre podem ultrapassar qualquer casa ocupada por outras pedras.

4 – Quando um jogador alcançar com uma de suas pedras, uma casa ocupada por 1 ou 2 pedras do jogador ao qual ele tem que eliminar, essa(s) pedra(s) sai do jogo. No segundo caso o jogador que estava com as pedras que foram capturadas é eliminado do jogo.

5 – Quando um jogador alcança uma casa com 1 ou 2 pedras de qualquer um dos outros 3 jogadores assentados ao redor do tabuleiro, eles fazem uma aliança. Enquanto estiverem juntas, essas pedras não poderão ser capturadas por seus respectivos perseguidores.

6 – A cada vez que um jogador tira 6 em um dos dados, ele pode colocar uma de suas pedras na faixa intermediária no tabuleiro (ver desenho) que é denominado de "LIMBO". Enquanto estiver nessa faixa a pedra não pode ser capturada. Mas o jogador terá que abandonar o limbo quando não tiver outra opção de movimento. Para sair do limbo cada jogador utiliza novamente sua casa central no lado do tabuleiro à sua frente.

7 – Um jogador elimina o seu perseguidor quando consegue capturar as suas 2 pedras em movime3nto. A 3ª pedra, colocada no centro do tabuleiro, nunca entra em movimentação e sai do tabuleiro quando o 6º jogador faz novos arranjos.

8 – A cada vez que um jogador é eliminado, o 6º jogador faz um novo arranjo com as pedras no centro do tabuleiro, estabelecendo uma nova cadeia de perseguidores. A 1ª fase da partida continua com as mesmas regras até que reste apenas jogador com pelo menos 1 pedra em condição de movimento.

2ª FASE:

PREPARAÇÃO: O 6º jogador coloca pedras na casa central que preferir e inicia uma nova partida lançando os 2 dados.

MOVIMENTAÇÃO:

1 – Na 2ª fase valem as mesmas regras da 1ª, além de 2 novas regras:

a) Quando um jogador tirar 5 em um dos dados ele elimina qualquer pedra do adversário que não esteja no limbo. Para isso ele não precisa chegar até a casa ocupada pela pedra adversária.

b) Quando um jogador tirar 5 nos dois dados ele elimina de vez o adversário, onde estiverem suas pedras. É o Quinteto.

VENCEDOR: O jogador que vencer a 2ª fase, eliminando as duas pedras em condições de movimento do adversário.

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

EE ISABEL AMAZONAS

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?