sábado, 21 de junho de 2008

Nomes Curiosos na Química

Uma colaboração da Profª. Flaviana Pamplona (ISAM) que nos enviou estas preciosidades que obteve do site: http://www.qmc.ufsc.br/ . Mais curiosidades? É só visitar este site.


1. Ácido Erótico


Não! Esta molécula não tem propriedades afrodisíacas!!! O nome vem de uma derivação de seu nome original: ácido orótico. Após sucessivos "enganos" na literatura química, este nome foi adotado como válido também! Para quem não sacou... é a vitamina B13!

2. Putrescina, Cadaverina e Esperminidina

O cheiro da morte... uma boa definição para estas duas aminas: cadaverina e putrescina, que são produtos de decomposição de alguns amino ácidos encontrados em animais. São tóxicas e possuem um odor delicioso - para os urubus! O odor do sêmen se deve à presença de outra amina - a espermidina!


3. Clitoriacetal



Acetal de... clitóris??? O que este composto tem de parecido com tão delicada parte do corpo feminino? Nada, é óbvio: o nome vem da planta de onde é obtido, a Clitoria macrophylla. Impressionante...


4. Vaginol
Não há como negar: o nome lembra, de fato, um das mais importantes órgãos humanos. Entrento, dificilmente você encontrará esta substância neste órgão... e sim na planta Selinum vaginatum, de onde é obtido.




5. Anol


Anol é um outro nome para o composto 4-(1-propenil)-fenol. Mais estranho que seu nome é o seu uso: como flavorizante na indústria de alimentos...

Obs.: Valeu FILÉ!

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

EE ISABEL AMAZONAS

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?