sábado, 21 de junho de 2008

Nomes Curiosos na Química

Uma colaboração da Profª. Flaviana Pamplona (ISAM) que nos enviou estas preciosidades que obteve do site: http://www.qmc.ufsc.br/ . Mais curiosidades? É só visitar este site.


1. Ácido Erótico


Não! Esta molécula não tem propriedades afrodisíacas!!! O nome vem de uma derivação de seu nome original: ácido orótico. Após sucessivos "enganos" na literatura química, este nome foi adotado como válido também! Para quem não sacou... é a vitamina B13!

2. Putrescina, Cadaverina e Esperminidina

O cheiro da morte... uma boa definição para estas duas aminas: cadaverina e putrescina, que são produtos de decomposição de alguns amino ácidos encontrados em animais. São tóxicas e possuem um odor delicioso - para os urubus! O odor do sêmen se deve à presença de outra amina - a espermidina!


3. Clitoriacetal



Acetal de... clitóris??? O que este composto tem de parecido com tão delicada parte do corpo feminino? Nada, é óbvio: o nome vem da planta de onde é obtido, a Clitoria macrophylla. Impressionante...


4. Vaginol
Não há como negar: o nome lembra, de fato, um das mais importantes órgãos humanos. Entrento, dificilmente você encontrará esta substância neste órgão... e sim na planta Selinum vaginatum, de onde é obtido.




5. Anol


Anol é um outro nome para o composto 4-(1-propenil)-fenol. Mais estranho que seu nome é o seu uso: como flavorizante na indústria de alimentos...

Obs.: Valeu FILÉ!

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

ILUSÃO DE ÓTICA

Loading...

EE ISABEL AMAZONAS

O Go no mundo

Loading...

xadrez

Loading...

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?