terça-feira, 17 de junho de 2008

SPECULATE

SPECULATE


Excelente jogo para dois ou mais jogadores. Trabalhamos este jogo na "I MOSTRA DE JOGOS DE TABULEIROS E QUEBRA-CABEÇAS LÓGICOS E MATEMÁTICOS" apresentado no Colégio Estadual Ensino Médio "Isabel Amazonas" - ISAN, situado no município de Ananindeua/PA, por alunos daquela escola em um evendo multidiciplinar.




Um pouco de história sobre o jogo

Conta-se que os envolvidos na Guerra de Tróia ocasionalmente jogavam dados para aliviar tensões. Mas os dados são muito mais antigos. Alguns exemplares foram encontrados na tumba do faraó Tutankamon que governou o Egito entre 1.334 a 1.325 a.C.
Na idade média eles foram proibidos pela Igreja que os considerava perigosos para o homem, uma invenção do diabo. Mas o próprio clero era atraído por este tipo de jogo. Conta-se que certa vez o abade Boismont, durante uma partida chegou a declara: - “Se não ganhar, revelarei o segredo da Igreja”. Perdido o lance, cumpriu a ameaça anunciando que o Purgatório não existia.

SPECULATE remonta aos tradicionais jogos de dados, sendo muito popular em pubs e clubes fechados. E agora é reunir amigos, lançar os dados e contar com a sorte!

REGRAS DO JOGO

Você tem em mãos um jogo raro e muito interessante. Bom divertimento!
Número de jogadores: 2 ou mais.
Material: Tabuleiro, 33 bolas e 01 dado.
Objetivo: Preencher os furos 1, 3 e 5, para começar o jogo. As bolas restantes devem ser distribuídas igualmente entre os jogadores. Joga-se o dado para definir quem começa a partida. Caso sobrem bolas, elas podem ser colocadas na cavidade maior do tabuleiro e ali devem permanecer até o término do jogo.

Movimentação: O primeiro jogador diz quantas vezes quer lançar o dado para alcançar o objetivo. O máximo é o número de bolas que ele tem na mão naquele momento.
A cada vez que o dado é lançado, o número indica o furo onde uma bola deve ser colocada.
Se o lugar correspondente ao número do dado está vago, ele coloca uma bola ali, quando o lugar já está ocupado, o jogador pega essa bola.
Se o número 6 for tirado no dado, a bola é colocada no furo 6 e rola definitivamente pela cavidade. O jogador continua a jogar o dado até o número que ele arriscou ao iniciar. E passa a vez para outro jogador.
O próximo jogador define a quantidade de vezes que quer lançar o dado. E assim sucessivamente.

Observação: O número de bolas nas mãos dos jogadores vai oscilar.

Vencedor: O primeiro jogador que ficar sem bolas nas mãos.

VÍDEOS

JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

TESTE DE CONCENTRAÇÃO E INTELIGÊNCIA

EDUCAÇÃOETNICORACIAL

DISCOVERY

ILUSÃO DE ÓTICA

Loading...

EE ISABEL AMAZONAS

O Go no mundo

Loading...

xadrez

Loading...

GAMÃO

DIA DA SEMANA

QUAL O DIA DA SEMANA?